Os internautas no Brasil e no mundo estão cada vez mais usando dispositivos móveis para acessar a Internet.
Entre as experiências que comprovam isso está o já real e notório Metaverso. Por exemplo, a Qatar Airways criou os primeiros comissários de bordo Meta-Humana do mundo. A realidade virtual no site da empresa permite que você visite a área de entrada e a cabine.
Além das campanhas de “marketing” interativas, há outro fato importante.
Segundo o IAB Brasil, 73% dos brasileiros com acesso à internet acreditam que a publicidade as ajuda a fazer compras.
Isso não é tudo. Cerca de 87% dos internautas no Brasil preferem acessar a maioria dos aplicativos gratuitamente pelo celular, mesmo com publicidade direcionada.
Internautas do Brasil e redes sociais
De acordo com um estudo da Comscore, o Brasil tem a maior taxa de penetração de conteúdo nas redes sociais, com 97,6%. A influencer Virginia Fonseca também é considerada a mais comprometida do país. Ela é uma atriz e YouTuber que fornece dicas de beleza.
De notar que os consumidores passaram em média mais de 53 horas na rede no ano passado. O tráfego móvel aumentou 19,6% e o tráfego “desktop” diminuiu 51,6%.
Monitorar 55,7 milhões de postagens em três redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) em diferentes países revela 81 milhões de interações diárias em 2021, totalizando 29,8 bilhões de interações. México e Brasil lideram em visualizações de vídeos, com Kwai (40 milhões no Brasil) e TikTok (53,7 milhões no Brasil) apresentando um crescimento significativo.
Sites mais populares
Recentemente, falamos frequentemente sobre redes populares entre os brasileiros, como WhatsApp e Instagram. Como as transferências do TikTok e os usuários ativos cresceram nos últimos anos. Segundo a Comscore, em 2022, o Instagram liderará o número de ações de varejo nas mídias sociais durante a Black Friday com 81%, enquanto os aplicativos de mensagens foram usados pelos usuários no Brasil por uma média de 18 horas e 9 minutos por mês.
O período pós-pandemia também trouxe boas notícias para o setor de turismo e eventos. Não só “offline”, mas também digitalmente. Quando o assunto é viajar, em outubro de 2022, 63% da população digital do Brasil (quase dois terços) visitou pelo menos um site ou aplicativo relacionado a esse segmento. Falando em evento, foram mais de 109 mil menções à estreia da Copa do Brasil nas redes sociais.
Por fim, a Comscore digitaliza os destaques do Brasil para 2022.
Richarlison, na semana da Copa, ganhou 10,5 milhões de compartilhamentos e subiu 239% nas redes sociais após ser a estrela do Brasil na competição.
O ano passado foi incrivelmente desafiador para a digitalização e estamos confiantes que 2023 será ainda melhor e mais desafiador.
Fatos ligados a uso de redes sociais no Brasil
Vale ressaltar que o Brasil tem 139,1 milhões de pessoas (66 habitantes) com acesso à internet e essa métrica não mudou de 2016 para 2017. No entanto, os usuários de redes sociais aumentaram 7% no mesmo período.
Mais de 9 horas por dia na Internet
Os brasileiros navegam na internet em todos os dispositivos por 9 horas e 14 minutos por dia. Somos os terceiros no mundo a passar mais tempo online. Os tailandeses foram os primeiros com 9 horas e 38 minutos, seguidos pelos filipinos com média de 9 horas e 29 minutos.
Passar mais de 3 horas na Internet e acessar redes sociais
Sim, passamos em média 3 horas e 39 minutos nas redes sociais todos os dias. Isso ocupa o segundo lugar entre os países que usam essas plataformas há mais tempo, atrás dos filipinos que gastam 3 horas e 57 minutos por dia e dos tailandeses que gastam 3 horas e 23 minutos.
62% da população está ligada através das redes sociais
Está correto: 130 milhões de brasileiros usam redes sociais. Desses, 120 milhões acessam pelo celular. Esse número representa 57% da população total do Brasil.
YouTube é o site que os brasileiros passam mais tempo em uma visita
De acordo com a classificação da SimilarWeb, as pessoas gastam cerca de 20 minutos e 33 segundos cada vez que visitam o YouTube, visualizando uma média de 9,6 páginas no serviço durante esse tempo. O Facebook segue de perto com 13 minutos e 55 segundos por visita e 11,8 páginas por visita.
Facebook não é a mídia social mais usada
Surpreendentemente, em porcentagem de usuários, o YouTube supera a rede social criada por Mark
Zuckerberg. Dos usuários (de 16 a 64 anos) pesquisados pelo Global Web Index, 60 disseram usar
plataformas de vídeo, em comparação com 59% que disseram usar o Facebook. O Messenger WhatsApp vem
em terceiro lugar com 56%.
92% dos usuários do Facebook acessam a rede pelo celular
Dos 130 milhões de brasileiros que usam o Facebook mensalmente, 92% usam “smartphones”. Esse
percentual supera a média global de 88%. No entanto, as informações fornecidas pela própria rede não
indicam que esse acesso seja feito apenas por dispositivos moveis.
Muitos dos usuários do Facebook e Instagram no Brasil são mulheres
Em uma média global em que a maioria dos usuários é do sexo masculino, 54 pessoas com perfis no
Facebook se identificam como mulheres. O Instagram é ligeiramente dominante no mundo (50,4%), mas 59%
dos usuários usam a rede de compartilhamento de imagens nos países brasileiros.
Vídeo é a categoria de conteúdo mais envolvente no Facebook
Os vídeos postados têm uma taxa de engajamento de 6,83%, seguidos dos links compartilhados com 6,46%
(a média global é de 5,23, 90%). A foto vem em terceiro lugar com 5,84%.
27% dos brasileiros usam o Instagram
Segundo dados divulgados pela rede social, a redede compartilhamento de fotos e vídeos, possui 57 milhões
de usuários, o que representa 27% da nossa população. Ocupa o 14.o lugar em percentual de usuários
(também conhecido como nível de penetração da plataforma no País). Porém, quando analisamos os números
brutos, o Brasil ocupa o segundo lugar com 110 milhões de pessoas usando o Instagram apostas.guide para
as suas apostas “online”.
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