Parlamentares de extrema-direita dominam as redes sociais, revela levantamento
Monitoramento revela que parlamentares de extrema-direita são mais influentes nas redes, produzem mais conteúdos e são mais curtidos e compartilhados do que os que dão sustentação ao governo Lula. Dos dez deputados com mais poderio no ambiente virtual, oito são bolsonaristas. No Senado, a força da direita é ainda maior
O governo Lula não está com dificuldade apenas para construir uma base no Congresso Nacional, mas enfrenta também grandes obstáculos nas redes sociais. O poder da extrema-direita no mundo digital é muito maior do que o da esqyerda.
Um monitoramento da Genial/Quaest revela que os deputados federais e senadores da oposição são mais influentes nas redes, produzem mais conteúdos e são mais curtidos e compartilhados do que os governistas.
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!
A pesquisa mostra que, dos dez deputados com poderio no ambiente virtual, oito são bolsonaristas. Nikolas Ferreira (PL-MG) encabeça a lista. O único governista no “top 10” é André Janones (Avante-MG), tido como protagonista da estratégia de redes da campanha do presidente Lula.
No Senado, a oposição ao governo petista é ainda mais forte: os dez nomes com mais força digital são apoiadores de Jair Bolsonaro (PL). Entre eles estão o primeiro colocado, Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), famoso por vídeos falsos com denúncias na internet e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho do ex-presidente.
O PL, sigla de Bolsonaro, domina as primeiras colocações das listas. Seis dos dez deputados, e cinco dos dez senadores, são filiados ao partido. Das fileiras do PT, a primeira a aparecer no ranking é a presidente da legenda, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), na 27ª posição.
Entre os senadores, o petista melhor posicionado é Humberto Costa (PE), no 14º lugar. Outros governistas bem posicionados são o deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), em 12º, e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), em 15º.
Para chegar aos números, a Genial/Quaest desenvolveu o Índice de Popularidade Digital (IDP), que levou em consideração fatores como número de seguidores, comentários e curtidas nas postagens dos parlamentares, compartilhamentos e buscas sobre os perfis e os conteúdos postados em diferentes redes sociais e em plataformas de pesquisa, como o Google.
VEJA OS NÚMEROS:
Deputados Federais
1 – Nikolas Ferreira (PL-MG): 53,9
2 – Fábio Teruel (MDP-SP): 47
3 – André Janones (Avante-MG): 37
4 – Mauricio Marcon (Podemos-RS): 36,7
5 – Eduardo Bolsonaro (PL-SP): 35
6 – Tiririca (PL-SP): 29,3
7 – André Fernandes (PL-CE): 27,5
8 – Bia Kicis (PL-DF): 26,1
9 – Gustavo Gayer (PL-GO): 25
10 – Marcel Van Hatten (Novo-RS): 24,4
Senadores
1 – Cleitinho (Republicanos-MG): 65,2
2 – Flávio Bolsonaro (PL-RJ): 53,4
3 – Sergio Moro (União-PR): 42,1
4 – Romário (PL-RJ): 37,7
5 – Magno Malta (PL-ES): 35,3
6 – Damares Alves (Republicanos-DF): 35,2
7 – Marcos do Val (Podemos-ES): 30,5
8 – Hamilton Mourão (Republicanos-DF): 26,1
9 – Rogério Marinho (PL-RN): 25,8
10 – Marcos Pontes (PL-SP): 24,7
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui!