Redação Pragmatismo
Notícias 08/Mai/2023 às 22:25 COMENTÁRIOS
Notícias

Homem aponta arma para javali, mas acaba matando o próprio amigo em SP

Publicado em 08 Mai, 2023 às 22h25

Homem foi morto após ser atingido por um tiro acidental disparado pelo próprio amigo no interior de SP. De acordo com a Polícia, o atirador tentava matar um javali. O caso foi registrado como homicídio culposo

homem mata javali
(Local do acidente/dir)

Um jovem de 29 anos matou um amigo de 48 anos com um disparo acidental durante uma caçada a javalis em Pindamonhangaba (SP) na manhã do último sábado domingo (6). As informações são da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo).

O atirador, Michael Rafael do Prado, alegou que realizou o disparo para atingir um javali, mas não percebeu que o amigo estava na linha de tiro e o atingiu acidentalmente. A vítima, Reinaldo da Silva, morreu no local.

O corpo só pôde ser retirado na manhã de domingo (7), com ajuda da equipe de resgate (imagem acima) e helicóptero da polícia, em razão do local da caçada ser de difícil acesso.

O caso foi registrado como homicídio culposo (quando não há intenção de matar) pelo plantão da Delegacia Seccional de Taubaté. A polícia pediu exames periciais junto ao Instituto de Criminalística.

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) autoriza a caça de javalis. A medida foi tomada para sanar os problemas causados pela espécie, como ataque a seres humanos e animais domésticos, cruzamentos indevidos com porcos e destruição de plantações.

Apesar da permissão do Ibama, a Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo) afirma que a caça é proibida em todo o estado, conforme Lei Estadual nº 16.784, de 28 de junho de 2018. Mediante a autorização do Ibama, é permitido apenas o controle populacional de javalis por meio de perseguição, captura e eliminação direta de espécimes, segundo a pasta.

Recomendações

COMENTÁRIOS