Notícias

Mulher andando sobre cacos de vidro em sessão de “coach motivacional” vira meme nas redes

Share

Durante sessão de coach motivacional em hotel de luxo com empresários, mulher anda sobre cacos de vidro para "aprender a vencer seus obstáculos". A cena tragicômica rendeu uma série de memes nas redes

O vídeo de uma mulher caminhando sobre cacos de vidro durante uma sessão de ‘coach motivacional’ viralizou e virou meme nas redes sociais desde a última terça-feira (9).

As imagens (assista no final da matéria) mostram a mulher amparada por dois homens, andando no trecho que tem cerca de 1 metro e meio de comprimento. Ela demonstra emoção em diversos momentos e chega a chorar. Palavras de incentivo como “você merece” são ditas várias vezes.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Ao tirar os pés do vidro, antes de tocar o chão, uma pessoa retira os resquícios do material com uma vassoura. Após concluir o trajeto, a mulher é parabenizada e aplaudida. O marido a recebe com abraço e beijos no final do percurso.

O episódio aconteceu em um hotel de luxo na Grande São Paulo. A prática é apresentada como programação de encerramento de um evento chamado Grupo Black, um “grupo de alta performance que reúne alguns dos maiores empreendedores e empresários do país”, segundo página na internet.

Quem lidera os encontros é Samuel Pereira, que se apresenta como empresário e investidor, além de criador do “maior evento de tráfego e audiência do Brasil”.

Nas redes sociais, principalmente no Instagram, Samuel se mostra como um mentor. Ele compartilha conteúdos de motivação pessoal, vendas e marketing, além momentos de sua rotina.

“Muitas vezes, algumas pessoas se esbarram em alguns limites, porque, quando encontram obstáculos, não têm o apoio suficiente para superar, não tem um apoio que te mostra como ir adiante”, narra Samuel em um dos seus vídeos, enquanto aparecem imagens de pessoas caminhando sobre cacos de vidro.

Samuel disse que o método chamado glasswalking (caminhada no vidro) foi oferecido aos participantes do evento como uma dinâmica “para falar sobre vencer os medos”.

A atividade é criticada pela Sociedade Latino-Americana de Coaching. “Fuja de cursos que possuem dinâmicas como: quebrar madeira, andar na brasa, entortar barra de ferro no pescoço, caminhar sobre cacos de vidro, entre outras. Isto também não é coaching”.

No site pessoal de Samuel, havia uma seção dedicada ao Grupo Black, como é possível ver na página inicial. No entanto, a página saiu do ar após a repercussão das imagens.

A dinâmica de caminhar sobre cacos de vidro é destacada na campanha. “Imagine você compartilhando estratégias com empreendedores que faturam múltiplos dígitos em seus negócios”, dizia a propaganda.

A repercussão nas redes sobre o vídeo viral foi de incredulidade e de deboche. “Que tipo de pessoa precisa caminhar em caco de vidro para aprender a vencer seus obstáculos? Pior, que tipo de pessoa ganha dinheiro e lucra com isso?”, questionou um internauta.

“Todo dia um otário e um esperto se encontram. O resultado, a gente já sabe”, publicou outro. “Que tal ela tentar vencer o obstáculo de sobreviver com um salário mínimo, e ainda fazer o que gosta?”, questionou mais um.

“Quando chegar no Pronto Socorro e pedir atendimento de urgência, manda ela sentar e ir superando os obstáculos enquanto não chega a vez de ser atendida”, diz outro.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

“E caso ela se fure com o caco de vidro, o “coach” vai dizer que isso são as adversidades da vida que não pode se abalar e tem que seguir o caminho árduo… até o hospital para levar ponto”, diz outro comentário.

VÍDEO: