Redação Pragmatismo
Notícias 05/Mai/2023 às 11:03 COMENTÁRIOS
Notícias

Quaest: Nenhum parlamentar do PT aparece entre os que possuem mais engajamento nas redes

Publicado em 05 Mai, 2023 às 11h03

Dos 10 deputados mais populares nas redes sociais, 9 são da oposição ao governo Lula. No Senado Federal a lógica se repete, e apenas um apoiador do atual presidente aparece entre os mais engajados. O levantamento, que fez análise de algoritmos, mostra ainda como a oposição consegue dominar o debates nas redes, citando como exemplo a recente discussão sobre o PL das Fake News

damares nikolas andre fernandes
Damares, Nikolas e André Fernandes estão entre os parlamentares que mais alcançam pessoas nas redes (Imagens: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Karoline Barreto/CMBH)

O instituto Genial/Quaest divulgou nesta quinta-feira (4) um levantamento atualizado que coloca o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) como o parlamentar mais popular da Câmara nas redes sociais.

O ranking de popularidade digital é dominado pela oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva. Só um governista, o deputado federal André Janones (Avante-MG), figura no top 10.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

No Senado Federal, o congressista com o maior engajamento é o bolsonarista Cleitinho (Republicanos-MG). Os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (União-PR) completam o pódio. Nesta Casa, nenhum governista está no top 10 de popularidade na internet.

Os partidos que mais aparecem no top 10 de ambas as casas são PL, Republicanos e Podemos. O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, não figura nas listas. Parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro dominam o ranking em ambas as casas legislativas.

O levantamento menciona a discussão sobre o PL das Fake News como exemplo da capacidade da oposição de dominar debates nas redes. “Governistas pouco falaram do assunto antes da votação de urgência e rapidamente perderam espaço para os opositores”, diz a pesquisa.

A discussão sobre a proposta, inclusive, impulsionou o perfil do deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que, segundo a pesquisa, cresceu exponencialmente em abril.

Dallagnol ganhou tração após publicar que a proposta proibiria a publicação de trechos da Bíblia na internet. Diversas agências de checagens já comprovaram que a declaração é falsa. Não há nada no projeto que menciona essa questão.

A Quaest analisou, via algoritmo, 152 variáveis nos perfis dos congressistas nas principais redes sociais entre 1º de abril e 2 de maio. Veja as listas dos mais influentes nas redes da Câmara e do Senado:

CÂMARA DOS DEPUTADOS
1. Nikolas Ferreira (PL-MG)
2. Fábio Teruel (MDB-SP)
3. Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
4. Maurício Marcon (Podemos-RS)
5. Marcel Van Hattem (Novo-RS)
6. Tiririca (PL-SP)
7. André Janones (Avante-MG) – único governista da lista
8. André Fernandes (PL-CE)
9. Bia Kicis (PL-SP)
10. Deltan Dallagnol (Podemos-PR)

SENADO FEDERAL
1. Cleitinho (Republicanos-MG)
2. Flávio Bolsonaro (PL-RJ)
3. Sérgio Moro (União-PR)
4. Magno Malta (PL-ES)
5. Damares Alves (Republicanos-DF)
6. Romário (PL-RJ)
7. Marcos do Val (Podemos-ES
8. Hamilton Mourão (Republicanos-RS)
9. Cid Gomes (PDT-CE)
10. Marcos Pontes (PL-SP)

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS