Redação Pragmatismo
Notícias 05/Jun/2023 às 22:51 COMENTÁRIOS
Notícias

Mãe, bebê e babá estavam em avião perseguido por caças nos EUA

Publicado em 05 Jun, 2023 às 22h51

Caças da Força Aérea dos EUA foram autorizados a viajar em velocidade supersônica para interceptar avião e estrondo sônico ressoou em Washington. Circunstâncias da tragédia ainda não foram esclarecidas; ninguém sobreviveu

caças eua avião
Caças perseguiram avião antes de queda nos EUA

Autoridades investigam a queda de um avião que voou perto da região do Capitólio dos Estados Unidos no domingo (4), fazendo com que caças fossem acionados para interceptar a aeronave antes que ela caísse no norte da Virgínia, sem deixar sobreviventes.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Investigadores do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB) chegaram ao local do acidente nesta segunda-feira (5), onde “iniciaram o processo de documentação da cena e exame da aeronave”, disse a agência em comunicado.

A aeronave civil, que levava quatro pessoas a bordo, errou seu destino por mais de 480 quilômetros antes de cair na Virgínia na tarde de domingo, informaram fontes familiarizadas com a investigação.

O pequeno avião decolou de um aeroporto em Elizabethton, no Tennessee, e se dirigia para o Aeroporto MacArthur de Long Island, em Nova York, disse um comunicado da Administração Federal de Aviação (FAA).

Nenhum passageiro sobrevivente foi encontrado no local do acidente na noite de domingo, disse a polícia da Virgínia, observando que suas identidades serão divulgadas quando estiverem disponíveis.

Os detalhes de por que o avião desviou tanto do curso e o que causou o acidente ainda não estão claros.

O complexo do Capitólio dos EUA foi colocado em “alerta elevado” quando o avião voou perto da área na tarde de domingo, de acordo com um comunicado da Polícia do Capitólio dos EUA.

Os caças F-16 foram “autorizados a viajar em velocidades supersônicas” enquanto corriam para fazer contato com a aeronave, um Cessna 560 Citation V, de acordo com um comunicado da Região de Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte Continental (Norad).

A velocidade extraordinária dos jatos causou um estrondo sônico na área de Washington, informaram autoridades, e alguns moradores relataram ter ficado assustados com o barulho repentino.

“A casa balançou e as janelas tremeram. Obviamente, ficamos um pouco assustados”, disse Chuck Martin, que sentiu o “boom” no condado de Fairfax, na Virgínia.

“Comecei a chamar a polícia. A linha não emergencial deles estava ocupada. Quando finalmente terminei, eles disseram: ‘Ah, essa aeronave do Departamento de Defesa ficou supersônica, o que soou um pouco estranho’”.

Moradores de Maryland também relataram ter ouvido o estrondo.

“Nossas notificações do Ring estavam ficando loucas com tantas opções diferentes. Foi a Marinha? Ou foi um estrondo sônico? Ou foi um terremoto?”, afirmou Sandy Abuarja, que mora em Gambrills, Maryland.

Quando os F-16 chegaram ao Cessna por volta das 15h20 (horário local), os pilotos do jato dispararam sinalizadores em um esforço para chamar a atenção do piloto, disse o comunicado.

“O piloto não respondeu e o Cessna posteriormente caiu perto da Floresta Nacional de George Washington, na Virgínia”, disse o comunicado. “O Norad tentou estabelecer contato com o piloto até que a aeronave caiu.”

Os F-16 não derrubaram a aeronave, disse um oficial dos EUA. O oficial observou que é típico da FAA chamar os jatos se alguém estiver voando de forma insegura.

A polícia estadual e local da Virgínia vasculhou a área por horas após ser notificada de um possível acidente perto da cidade de Staunton.

Nenhum sobrevivente encontrado nos destroços

Nenhum dos passageiros do avião foi encontrado vivo quando os socorristas chegaram ao local do acidente por volta das 20h de domingo, confirmou a porta-voz da polícia estadual, Corinne Geller.

A aeronave privada está registrada na Encore Motors, uma empresa com sede na Flórida, de acordo com os registros da FAA.

John Rumpel, cuja esposa Barbara está listada como presidente da empresa, disse à CNN que eles são donos da Encore. O marido confirmou que Barbara Rumpel está segura, mas se recusou a fazer mais comentários.

John Rumpel disse ao The New York Times que sua filha, uma neta de 2 anos e sua babá estavam a bordo do avião. Ele disse ao Times que a família estava voltando para casa em East Hampton, Nova York, depois de uma viagem de quatro dias para sua casa na Carolina do Norte.

Em seu perfil no Facebook, Barbara Rumpel comentou: “Minha família se foi, minha filha e minha neta”, em uma postagem não relacionada na qual outras pessoas perguntavam se ela estava no avião.

Aeronave voou perto da capital dos EUA

Quando o avião saiu do curso na tarde de domingo, ele passou por Washington, DC, e não estava respondendo aos esforços para fazer contato, levando os caças F-16 a responder.

A Polícia do Capitólio dos EUA colocou o Complexo do Capitólio em “alerta elevado” enquanto a aeronave passava pela região, disse a agência.

“Esta tarde, nossos funcionários estavam trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros federais para monitorar um piloto inconsciente que pilotava um avião perto da Região da Capital Nacional. O Complexo do Capitólio dos EUA foi brevemente colocado em alerta elevado até que o avião deixasse a área”, disse um comunicado do departamento.

Não está claro se a aeronave entrou em espaço aéreo restrito. O presidente Joe Biden estava jogando golfe no campo da Base Aérea Andrews, em Maryland, quando o estrondo sônico ressoou em Washington.

O Serviço Secreto dos EUA disse que não alterou sua postura para manter o presidente Biden seguro depois que os caças foram acionados.

Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!

Recomendações

COMENTÁRIOS