Quatro pessoas que estiveram na mesma festa em Campinas morreram de febre maculosa. Prefeitura diz que local do evento vive surto da doença e que novas festas só poderão ser realizadas quando for apresentado um plano de contingência ambiental e de comunicação
Uma adolescente de 16 anos internada com suspeita de febre maculosa não resistiu e faleceu na noite desta terça-feira (13). As informações são da Secretaria de Saúde de Campinas (SP).
A jovem estava hospitalizada desde o dia 9 de junho, poucos dias depois de ir a uma festa na Fazenda Santa Margarida. Outras três pessoas que estiveram na mesma festa morreram e já tiveram a doença como causa confirmada.
Diante dos casos, a Prefeitura de Campinas disse que a fazenda vive um surto da doença e que, por isso, ela só poderá fazer novos eventos quando apresentar um plano de contingência ambiental e de comunicação. A administração municipal explicou que a suspensão dos eventos não significa uma interdição da fazenda.
A fazenda é conhecida por sediar grandes shows “sunset” de diferentes estilos, com histórico de atrações como as duplas sertanejas Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano e Henrique e Juliano, além de Daniel, Alexandre Pires, Ivete Sangalo e Seu Jorge. Cerimônias de casamento também já foram realizadas no espaço.
Em nota, a fazenda disse que sempre age de acordo com as exigências relacionadas à Vigilância Sanitária e que mantém um “rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço”.
“A Fazenda Santa Margarida se coloca à disposição das autoridades competentes para qualquer auxílio necessário na investigação desse triste acontecimento”, disse.
As vítimas
As 4 pessoas que morreram estiveram na Fazenda Santa Margarida no dia 27 de maio, quando o local sediou o evento “Feijoada do Rosa”, que tem 22 anos de tradição. O evento contou com a apresentação de vários DJs.
A dentista Mariana Giordano (36) foi atendida em um hospital da capital paulista e o piloto Douglas Costa (42) estava em um hospital particular de Jundiaí (SP). Ambos morreram no dia 8 de junho.
Evelyn Santos, de 28 anos, também morreu no dia 8 de junho. A jovem era professora em uma faculdade de odontologia e morava em Hortolândia (SP). Ela estava noiva há oito meses e tinha como hobbies a prática de crossfit e viagens.
Febre maculosa
A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato (carrapato-estrela, presente em capivaras), ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado de São Paulo duas espécies da bactéria causadora da doença.
No interior de SP, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba (SP) são, atualmente, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença.
Sintomas
Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são: Febre; Dor de cabeça intensa; Náuseas e vômitos; Diarreia e dor abdominal; Dor muscular constante; Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés; Gangrena nos dedos e orelhas; Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!