Família grava explosão de panela de pressão ao vivo e vídeo viraliza; entenda os riscos
Uma família viralizou nas redes depois de registrar ao vivo a explosão de uma panela de pressão cheia de feijão. Acidente poderia ter provocado morte, como já aconteceu recentemente
De Nossa
Uma família viralizou no TikTok depois de registrar ao vivo a explosão de uma panela de pressão. Isa Paiva, que compartilhou o vídeo nas redes sociais, contou que eles estavam cozinhando feijão quando perceberam que a panela estava deformada, com um formato mais “oval”.
Apesar dos sinais de que algo não estava certo, Isa e os irmãos continuaram perto da panela, que acabou explodindo após alguns minutos. Além do susto, o acidente deixou o topo do fogão totalmente retorcido e espalhou sujeira pelo teto e pelo chão da cozinha. Isabela, que estava gravando, comentou que teve uma queimadura no pé e que a tampa da panela foi parar em um quarto, longe da cozinha.
Ela, os irmãos e os pais precisaram de 11 horas para limpar toda a sujeira. O mutirão começou às 13h e só terminou meia-noite, mas a família levou a história com bom humor nas redes sociais. O vídeo da explosão já tem 16,8 milhões de visualizações apenas no perfil da jovem.
“Estava tudo bem até que a panela começou a inchar”, narrou Isa na postagem. “Cuidado, gente, panela é um perigo, eu ri, mas é de nervoso”, completou.
@isa.paiva.15 Cuidado gente, panela é um perigo, eu ri mas é de nervoso🥲 #panela #f ♬ som original – Marketing digital
Apesar de ser um item comum, os comentários na postagem confirmaram que a panela de pressão ainda assusta muitos cozinheiros. Mas é possível se dar bem com ela tomando alguns cuidados básicos.
Erros que levam a acidentes com panela de pressão
Encher demais a panela. Na panela de pressão, a água dos alimentos evapora e o gás acaba pressionando seu interior, o que causa um aumento de temperatura e uma aceleração do cozimento. Se você colocar alimentos demais, o ar fica com menos espaço, e aí os problemas começam. A quantidade de água e alimentos, somadas, não deve ultrapassar dois terços da panela.
Leia também: Explosão de panela de pressão mata cozinheira em seu 1º dia de trabalho
Levantar o pino com as próprias mãos. É importante esperar que ele suba sozinho, já que o vapor liberado é extremamente quente e pode provocar queimaduras.
Esquecer a panela no fogo. Não há risco da panela explodir, a não ser que ela não seja uma panela certificada pelo Inmetro. Mas isso pode fazer com que o gás acabe, a comida queime e ainda prejudique a estrutura da panela, dependendo de como ela é feita.
Abrir a panela no momento errado. Não há nada mais perigoso do que abrir a panela enquanto ainda há pressão ali dentro. O primeiro passo é observar se ainda está saindo gás pela válvula: isso significa que ainda tem pressão lá dentro. Para quem ainda tiver dúvida, é possível soltar o prendedor do cabo da panela. Caso ela esteja com pressão vai continuar fechada mesmo após soltar o gancho.
Não limpar direito. É importante que, após o uso, a panela seja limpa corretamente, principalmente o orifício da tampa por onde sai o vapor. Se ele estiver entupido por algum resto de alimento, isso pode impedir que o vapor saia da panela, causando um acidente. Outro item que merece uma limpeza cuidadosa é a borracha de vedação, que deve ser trocada pelo menos a cada seis meses. Após a limpeza é importante verificar se ela está encaixada corretamente.
Dispositivos de segurança
Usar uma panela de pressão com segurança depende de alguns fatores, como o estado de conservação do produto e de suas peças, a maneira como se utiliza e a presença das válvulas de escape.
Em caso de entupimento ou mau funcionamento da panela, dispositivos aliviam a pressão das válvulas, fixadores da tampa e travas de segurança. Panelas consideradas seguras possuem, em média, quatro a cinco desses mecanismos, algo que o comprador deve avaliar no momento de escolher.
Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook