Após pressão e abaixo-assinado de moradores, prefeitura veta proposta aprovada na Câmara Municipal que daria nome 'Professor Olavo de Carvalho' a uma rua de Belo Horizonte
A prefeitura de Belo Horizonte barrou uma proposta que daria o nome ‘Olavo de Carvalho’ a uma rua da cidade. O falecido escritor é idolatrado pela extrema-direita e considerado o ‘guru do bolsonarismo’.
Os moradores da rua se mobilizaram em um abaixo-assinado contra a alteração do nome. O protesto foi considerado pela prefeitura de BH, e a decisão sobre o veto foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (27).
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!
“Gostaríamos de ser ouvidos nas decisões de renomeação das ruas […] sugerindo nomes significativos e ligados ao patrimônio histórico da cidade”, diz trecho do abaixo-assinado.
A proposta, feita pelo parlamentar Uner Augusto (PRTB) em abril, tinha sido aprovada na Câmara em junho. O abaixo-assinado contra a proposta foi entregue à Secretaria Municipal de Governo em 8 de julho, dois dias após a aprovação na Câmara.
A prefeitura classificou a proposta como “contrária ao interesse público” e justificou que o pedido para mudança de nome de rua só pode ser feito com abaixo-assinado de pelo menos 60% dos moradores do local, o que não aconteceu, já que os moradores souberam da proposta por meio da imprensa.
Uner Augusto assumiu a vaga deixada por Nikolas Ferreira (PL), mas perdeu o mandato em abril deste ano, pouco depois da apresentação da proposta de lei, por fraudes na cota de gênero. César Gordin (Solidariedade) assumiu no lugar.
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!