Notícias

12 azeites brasileiros entram no ranking dos melhores do mundo

Share

Maior guia de qualidade do azeite no mundo, Flos Olei 2024 premia 12 produtos brasileiros. Marcas do Brasil também foram premiadas no NYIOOC World Olive Oil Competition

Na 14ª edição do Flos Olei 2024, um dos guias de azeite extravirgem mais renomados do planeta, o Brasil conquistou 12 lugares entre os 500 selecionados em 56 países diferentes. No ano passado, eram nove os produtores brasileiros na lista elencada por especialistas italianos. A pontuação máxima para os exemplares é 100 e os brasileiros destacados são:

Fazenda do Azeite Sabiá, de São Paulo, com 95 pontos
Prosperato, do Rio Grande do Sul, com 95 pontos
Verde Louro Azeites, do Rio Grande do Sul, com 93 pontos
Lagar H, do Rio Grande do Sul, 91 pontos
Capela de Santana, do Rio Grande do Sul, 88 pontos
Capolivo Comércio de Azeite, do Rio Grande do Sul, 88 pontos
Estância das Oliveiras, do Rio Grande do Sul, com 88 pontos
Azeite Bem te Vi, do Rio Grande do Sul, com 85 pontos
Fazenda Casa Marchio, do Rio Grande do Sul, 84 pontos
Azeite Verolí, de Minas Gerais, com 83 pontos
Orfeu Azeites Especiais, de São Paulo, com 83 pontos
Al-Zait & Co., do Rio Grande do Sul, com 83 pontos

Além do Brasil, outros sul-americanos se destacaram na lista dos melhores azeites extravirgem do mundo e alcançaram a maior pontuação no rankling, com 99 pontos.

São eles a produção da argentina Familia Zuccardi e das chilenas Agrícola Pobeña e TerraMater, que dividiram espaço no topo com produções consagradas da Espanha (com 4 produtores de 99 pontos), Itália (com 17 produtores de 99 pontos), Croácia e África do Sul (com 1 produtor cada em 99 pontos).

NYIOOC World Olive Oil Competition

Na última semana também aconteceu o NYIOOC World Olive Oil Competition — maior concurso de qualidade do azeite no mundo. Lá, os produtos brasileiros também foram premiados. Com destaque para o azeite brasileiro Costa Doce, produzido pela família Vignatti, com quatro premiações.