4 Melhores Programas para Recuperar Arquivos Deletados ou Perdidos
A maioria de nós provavelmente já passou pela situação de acidentalmente excluir arquivos importantes durante a limpeza de arquivos, ou ter arquivos danificados devido a falhas de software, infecção por vírus ou problemas com dispositivos de armazenamento, resultando na perda de dados importantes e impossibilidade de acesso ou abertura dos mesmos. Seja devido a falhas de hardware ou software, exclusão acidental ou crimes cibernéticos, a perda de arquivos valiosos é uma coisa ruim.
Felizmente, há softwares e serviços que podem ajudar você a recuperar os dados. Existem muitos softwares de recuperação de dados disponíveis no mercado, todos alegando serem eficientes na recuperação de dados. Portanto, escolher qual software de recuperação de dados usar pode ser uma tarefa difícil. Mas não se preocupe, este artigo irá ajudá-lo a escolher o software mais adequado para você. Após testes, listamos os 4 melhores softwares de recuperação de dados, juntamente com suas vantagens e desvantagens. Vamos dar uma olhada juntos.
Lembre-se de que, toda vez que você usa um disco em que os dados foram excluídos, há o risco de o sistema sobrescrever os dados. Portanto, precisa de parar de gravar novos dados no disco perdido imediatamente, e é melhor instalar o programa de recuperação de dados em um dispositivo diferente do dispositivo em que os dados devem ser recuperados.
Top 1: 4DDiG Data Recovery
O 4DDiG Data Recovery é compatível com Windows e macOS, e suporta a recuperação de laptops/PCs, discos internos e externos, pen drives, cartões SD, sistemas de armazenamento em rede (NAS), etc.
Principais Recursos do 4DDiG Data Recovery:
↘ Recupera mais de 2000 tipos de arquivos, incluindo fotos, vídeos, documentos, áudios, etc.
↘ Recupera arquivos perdidos devido a exclusão acidental, formatação, perda/corrompimento de partição, ataque de vírus, etc.
↘ Taxa de recuperação de 98%
↘ Cria disco inicializável WinPE
↘ Corrige de fotos/vídeos corrompidos
↘ Recupera dados de NAS
Para usuários que estão utilizando um software de recuperação de dados pela primeira vez, o processo de recuperação é simples. O 4DDiG Data Recovery é um software fácil de usar, amigável ao usuário e intuitivo, exigindo apenas alguns cliques para concluir o processo de recuperação de dados.
Aqui estão os passos para recuperar seus dados perdidos usando o 4DDiG Data Recovery:
Passo 1: Faça o download e instale o 4DDiG Data Recovery a partir do site oficial. Após a instalação, inicie o programa e selecione o disco ou partição em que os arquivos perdidos ou deletados estão localizados.
Passo 2: Depois de selecionar o disco ou partição, o 4DDiG Data Recovery começará a escanear em busca dos seus arquivos. Apenas aguarde pacientemente até que a digitalização seja concluída.
Passo 3: Após a conclusão da digitalização, você poderá ver a lista de arquivos deletados encontrados na interface do software. Você pode procurar seus arquivos com base na visualização por tipo de arquivo. Também é possível filtrar seus arquivos usando o filtro localizado no canto superior direito.
Passo 4: Depois de encontrar o arquivo desejado, clique nele para pré-visualizá-lo. Se você estiver satisfeito com a pré-visualização, marque o arquivo e clique no botão de recuperação para restaurar o arquivo perdido. Certifique-se de escolher um disco ou uma partição de salvamento diferente da localização original dos arquivos para evitar a sobregravação de dados originais.
Após selecionar o local de salvamento, clique em “OK” e o software iniciará o processo de recuperação dos arquivos selecionados para o local especificado.
Top 2: Stellar Data Recovery
Stellar Data Recovery é um dos softwares de recuperação de dados mais populares entre as empresas e pode ajudar os usuários a recuperar dados perdidos ou excluídos de vários dispositivos de armazenamento.
Em nossos testes, Stellar Recovery obteve uma alta taxa de sucesso na recuperação de arquivos excluídos usando shift+delete e de computador após esvaziar a lixeira, mas teve uma taxa de sucesso relativamente baixa na recuperação de um disco formatado.
Vantagens:
↘ Suporte para recuperação de dados em diversos dispositivos de armazenamento.
↘ Possui dois modos de escaneamento: escaneamento rápido e escaneamento profundo.
↘ Capacidade de reparar fotos e vídeos parcialmente corrompidos.
Desvantagens:
↘ Preço mais alto em comparação com outros softwares de recuperação de dados disponíveis no mercado.
↘ O escaneamento profundo pode ser demorado.
↘ O software pode ocasionalmente apresentar falhas.
Top 3: Recuva
O Recuva permite recuperar arquivos de computadores com Windows, lixeira, cartões de câmera digital, MP3, USB ou cartões de armazenamento. Ele pode recuperar fotos, vídeos, áudios, documentos e outros tipos de arquivos. É um dos softwares gratuitos de recuperação de dados mais populares atualmente. É muito útil para tarefas básicas de recuperação de arquivos e para usuários com orçamento limitado. No entanto, possui limitações em termos de recursos de recuperação, suporte a tipos de arquivos e suporte ao cliente.
Vantagens:
↘ Gratuito.
↘ Tempo de digitalização rápido.
↘ Capaz de recuperar arquivos com dados e nomes de arquivo basicamente intactos.
Desvantagens:
↘ Última atualização em 2004.
↘ Suporte ao cliente deficiente.
↘ Menos recursos em comparação com concorrentes.
↘ Taxa de recuperação mais baixa para unidades danificadas.
Top 4: PhotoRec
O PhotoRec é um software gratuito e de código aberto para recuperação de arquivos. Ele possui uma interface de linha de comando e pode ajudar na recuperação de vídeos, arquivos de áudio, documentos, texto, arquivos compactados e imagens. É especialmente útil para recuperação relacionada a câmeras digitais, mesmo em casos em que o sistema de destino esteja corrompido ou danificado. É uma ótima opção para usuários profissionais com orçamento limitado.
Além disso, ele é compatível com diferentes sistemas operacionais, podendo ser usado em qualquer computador.
Vantagens:
↘ Compatível com todos os principais sistemas operacionais.
↘ Recupera cerca de 300 famílias de arquivos.
↘ Suporta vários sistemas de arquivos.
↘ Totalmente gratuito.
↘ Desvantagens:
↘ Suporte ao cliente limitado.
↘ Interface gráfica desatualizada, com uma estética de linha de comando básica.
Conclusão
Listamos 4 dos melhores softwares de recuperação de dados que testamos. Você pode escolher o software que melhor se adapta a você com base em suas necessidades e orçamento.
Para salvar seus arquivos, o passo mais importante é parar de gravar dados no disco/partição que perdeu dados e não instalar o software de recuperação de dados nele(a).
Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook