O que a inteligência artificial nos trará em 2024
A inteligência artificial tem feito parte de nossas vidas nos últimos dois anos, mas aparenta ter ‘explodido’ em 2023. Então, é lógico perguntar: O que a IA trará para o mundo em 2024 e onde deixará a maior marca? Política, entretenimento, vida social —quase tudo será afetado.
O esporte é um segmento onde a IA é profundamente implementada. Provavelmente não há nenhum clube de futebol no mundo que lute pela grandeza e que não esteja usando IA em suas atividades diárias, como treinar ou se preparar para as partidas. Da América do Sul e Europa até a Ásia e a Austrália, o futebol está se tornando cada vez mais voltado para a IA, dentro e fora do campo. A Sofascore é uma das maiores plataformas esportivas do mundo e que está usando inteligência artificial para transformar dados complexos em informações compreensíveis. O líder da equipe de IA, Karlo Knežević, PhD, explicou o que a IA trará para nós em 2024.
“Podemos esperar um grande progresso no uso da inteligência artificial em quase todos os setores — de entretenimento e política a empresas globais cujas operações são otimizadas graças à IA. Em Hollywood, por exemplo, vimos como a IA já foi usada para criar sequências de abertura de séries, então é apenas uma questão de tempo até vermos os primeiros filmes criados por inteligência artificial. Animação ou longa-metragem, é possível que 2024 já seja o ano em que assistiremos a filmes totalmente gerados por IA.
Na indústria da música, muito provavelmente teremos os primeiros hits gerados por IA que ocuparão altas posições nas paradas musicais.” — diz Knežević, e continua: “Haverá uma eleição presidencial nos EUA e, como resultado, podemos esperar investigações ou suspeitas de empresas abusando de modelos generativos de IA para manipular a eleição. Também podemos esperar um aumento do uso de modelos generativos com o propósito de criar fake news.”
Os benefícios do uso da inteligência artificial foram reconhecidos pela Sofascore, uma fornecedora de insights esportivos avançados líder no mercado, onde histórias esportivas são contadas através de números e não com palavras. É por isso que eles compraram e implementaram seus próprios servidores para IA em sua sede croata. O Diretor Executivo de Estratégia, Ivan Bešlić, foi claro ao explicar o motivo: “Não existiríamos sem a internet e não nos desenvolveríamos sem a IA. Em breve, nossa plataforma receberá novos recursos com a ajuda da IA”. A maior parte dessa tarefa desafiadora está sendo feita pela equipe de IA, que cresceu mais do que o dobro de tamanho nos últimos 18 meses e eles esperam alguns grandes desenvolvimentos no departamento de inteligência artificial em 2024. Como prevê Karlo Knežević: “A análise esportiva é um dos principais focos para treinadores, jogadores e torcedores entenderem melhor o jogo. Nossas ferramentas analíticas podem extrair insights valiosos de uma quantidade enorme de dados.
O volume crescente de dados requer uma infraestrutura informática sofisticada, e nossa equipe de IA está envolvida no desenvolvimento e manutenção dessa infraestrutura que pode suportar até mesmo petabytes de dados. Além disso, a personalização de produtos no mundo digital é inevitável. Os usuários esperam produtos e serviços adaptados às suas preferências individuais. O processamento de fala melhora a experiência no bate-papo da Sofascore. Esse tipo de evolução não é uma coincidência. Reconhecemos a importância de tecnologias avançadas que não apenas proporcionam aos usuários uma melhor experiência, mas também abrem portas para novas possibilidades.”
As possibilidades são inúmeras no mundo da inteligência artificial, e 2024 será definitivamente o ano em que os limites serão ainda mais ultrapassados. Dessa forma, não é mais uma questão de se isso afetará nossas vidas, mas o quanto afetará. Aqueles que entenderem os benefícios a tempo terão uma grande vantagem nesta corrida global em conjunto com a IA.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]