Cobasi confirma que todos os animais de sua loja morreram afogados em Porto Alegre
Cobasi justificou que fez “constantes tentativas” de acesso ao local, mas falta de segurança devido ao nível da água impossibilitou resgates. Denúncias anônimas contradizem o comunicado da rede e afirmam que foi oferecida ajuda para resgatar os pets
Com CNN e Fórum
Uma loja de produtos de petshop do grupo Cobasi teve todos os animais mortos devido ao alagamento da unidade, localizada em um shopping de Porto Alegre (RS), no bairro Praia de Belas. As informações foram confirmadas pela empresa neste sábado (18).
A assessoria de comunicação da empresa informou que a unidade precisou ser evacuada de forma emergencial, conforme orientações da Defesa Civil Estadual.
“Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes”, explicou a empresa.
Segundo eles, a Cobasi fez constantes tentativas de acesso ao local, mas não era seguro devido ao nível da água e, com pesar, comunicaram a perda das vidas de todos os animais que estavam presentes na unidade.
“A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar”, concluiu o posicionamento.
Segundo informações do último boletim da Defesa Civil, 12.215 animais foram resgatados de enchentes no Rio Grande do Sul, desde o início das fortes chuvas que acometem o estado, em 29 de abril.
Revolta nas redes sociais
Após a divulgação da nota da Cobasi, onde afirmam que não foi possível retornar de maneira segura para resgatar os animais, relatos anônimos de trabalhadores do shopping desmentem o comunicado e afirmam que foi autorizado à gerência da loja retornar ao estabelecimento para salvar os animais.
“Eu trabalho no shopping Praia de Belas e que sim, a gerente da Cobasi foi autorizada a entrar e salvar os animais, mas não quis. Preferiram acreditar que a água não subiria ao ponto de matar todos os animais, mas o shopping autorizou a entrada e avisou que subiria. Não resgataram porque não quiseram! Morreram todos os animais por negligência”, diz uma testemunha.
Saiba mais: Vídeos de cientista que previu tragédia no Rio Grande do Sul viralizam nas redes
Leia também: Cobasi confirma todos animais loja morreram afogados Porto Alegre
Leia a Nota da Cobasi na íntegra
“A loja Cobasi Praia de Belas teve de ser deixada de forma emergencial, seguindo as orientações das autoridades locais. Foi garantido que os animais estivessem seguros e com o necessário para a sobrevivência até o retorno dos colaboradores que considerávamos ser breve. Mas a tragédia foi sem precedentes e, apesar das tentativas constantes da empresa nos últimos dias, não foi possível o acesso seguro à loja devido o nível da água. É com pesar que a Cobasi comunica a perda das vidas dos animais que estavam no local. A empresa seguirá atuando com as ONGs de proteção animal, da região e de todo o país, para salvar as vidas que pudermos, enquanto lamentamos aquelas que não pudemos salvar”.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]