Redação Pragmatismo
Contra o Preconceito 28/Mai/2024 às 08:30 COMENTÁRIOS
Contra o Preconceito

A fala antifascista de Tony Ramos é uma das declarações mais bonitas do ano

Publicado em 28 Mai, 2024 às 08h30

Quando todo mundo imaginava que Tony Ramos falaria de milagres, de que viu a morte de perto e outros clichês clássicos. Nada disso. O ator defendeu os diferentes, a democracia, a ciência e a tolerância

 fala antifascista Tony Ramos declarações mais bonitas ano
Antônio de Carvalho Barbosa, mais conhecido como Tony Ramos

Moisés Mendes*, em seu Blog

Uma das declarações políticas mais sutis e ao mesmo tempo mais fortes do ano. Singela e incisiva e belamente humanista. Foi a fala de Tony Ramos no domingo no Fantástico, quando o repórter perguntou se ele teria mudado depois de ter um hematoma grave na cabeça e ser operado por duas vezes.

“Aquela pessoa que você acaba de citar, empática, tolerante, não preconceituosa, a favor de cada manifestação, de cada ser humano do jeito que ele quer ser, esse homem não vai mudar porque teve esse infortúnio, esse grave problema. Sempre imaginei ser um homem justo, principalmente um democrata, principalmente um homem que acredita na ciência, que acredita no próximo até prova em contrário”.

Uma declaração antifascista, quando muitos (inclusive eu) achavam que ele falaria de milagres e de que viu a morte de perto, essas coisas clássicas de entrevistas do Fantástico. Nada disso. O ator defendeu os diferentes, a democracia, a ciência e a tolerância.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Tudo que a extrema direita odeia. Tony Ramos e sua amada Lidiane estavam ao lado da escultura de um anjo. O anjo ficou ali só escutando.

Leia também: E se o corpo fosse uma obra, mais do que um instrumento?

*Moisés Mendes é jornalista em Porto Alegre. É autor do livro de crônicas Todos querem ser Mujica (Editora Diadorim).

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS