O CEP é como um mapa mágico que desvenda o labirinto de ruas e casas, guiando as andorinhas (cartas e encomendas) para seus ninhos (destinatários). Sem ele, a comunicação seria um caos!
Você certamente já utilizou um código de endereçamento postal – CEP em sua vida, seja para enviar uma correspondência, para atualizar um endereço ou para fazer uma compra na internet. O CEP é um código numérico que organiza e facilita a identificação de endereços e rotas no Brasil.
Mas o que é CEP?
O CEP, sigla para Código de Endereçamento Postal, é um sistema de identificação numérico que facilita o envio e recebimento de correspondências e mercadorias no Brasil. Ele é composto por oito dígitos, divididos em dois grupos: os primeiros cinco dígitos identificam a região, o estado, a cidade e o bairro e os últimos três dígitos identificam a rua, o número do local e o complemento.
Qual a quantidade de CEP’s no Brasil?
O Brasil possui aproximadamente 1 milhão de CEP’s únicos e exclusivos, segundo o e-DNE dos Correios, para 5565 municípios do país, organizando rotas de entregas a partir de regiões, subregiões e setores, para cidades, bairros e logradouros. Entre eles, CEP’s de povoados, distritos, agências dos Correios, grandes usuários, caixas postais comunitárias e CEP’s promocionais.
Como buscar CEP?
Se você deseja consultar um CEP pelo número ou descobrir o número pelo endereço, você pode utilizar ferramentas disponíveis na internet, que te ajudarão a obter todas as informações. O Qual CEP, site criado pelo Rastreamento Correios em parceria com o Rastreio Correios, é simples e totalmente gratuito.
O que significa cada dígito do CEP
Os números dos CEP’s não são aleatórios, cada número do CEP (79.010-030) tem um significado e uma função para a localização de um endereço.
1. Dígito: região postal
2. Dígito: sub-região postal
3. Dígito: setor postal
4. Dígito: subsetor postal
5. Dígito: divisor de subsetor postal
6. Dígito: identificador de distribuição (também conhecidos como sufixo)
7. Dígito: identificador de distribuição (também conhecidos como sufixo)
8. Dígito: identificador de distribuição (também conhecidos como sufixo)
3 curiosidades sobre os CEP’s dos Correios
⭢ O edifício Copan em São Paulo, que tem cerca de 1.160 apartamentos e, aproximadamente, 5 mil moradores em 32 andares e seis blocos, tem um CEP próprio, exclusivo para o prédio.
⭢ O código postal foi criado pelos Correios em 1971 e até 1992 os CEP’s possuíam apenas 5 dígitos, no formato 00000. Devido a quantidade de endereços, o padrão se tornou insuficiente, e em maio de 1992 os CEP’s ganharam mais 3 dígitos no padrão: 00000-000 para atender a demanda de endereços.
⭢ Cidades com menos de 50.000 habitantes em área urbana possuem um CEP único. Normalmente os CEP’s genéricos terminam com três zeros (-000).
Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook