Redação Pragmatismo
Meio Ambiente 21/Jun/2024 às 09:30 COMENTÁRIOS
Meio Ambiente

Vídeo mostra militares no local exato onde começou o incêndio no Parque Nacional do Itatiaia

Publicado em 21 Jun, 2024 às 09h30

GRAVE: Imagens revelam que incêndio que já destruiu boa parte da vegetação do Parque Nacional do Itatiaia começou exatamente ao lado de comboio de cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Fogo ainda não está controlado. As imagens suscitaram uma série de questões. O fogo foi provocado pelo Exército propositalmente? Por que o comboio foi embora sem apagar o fogo quando ele ainda estava no início?

Vídeo mostra militares local exato onde começou incêndio Parque Nacional do Itatiaia
Imagens mostram comboio do Exército ao lado de incêndio no Itatiaia

Jussara Soares, CNN

O incêndio que atinge o Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no sul do estado do Rio de Janeiro, desde sexta-feira (14) começou em uma área onde cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) faziam treinamento de montanhismo. Uma perícia, após a conclusão dos trabalhos, ainda esclarecerá as causas do incidente que já atingiu aproximadamente 200 hectares da unidade de conservação.

Nesta segunda-feira (17), o Instituto Chico Mendes (ICMBio) informou que o cenário melhorou desde o início do incêndio, mas o fogo ainda não está sob controle.

Hoje, 130 agentes atuam no combate ao fogo, incluindo brigadistas, bombeiros e militares. A operação ainda conta com quatro helicópteros — três do Corpo de Bombeiros e um do Exército. Os trabalhos ocorrem ainda durante a madrugada.

As notícias do Pragmatismo são primeiramente publicadas no WhatsApp. Clique aqui para entrar no nosso grupo!

Em nota, a Aman esclareceu que, após o término de exercício realizado no Parque Nacional de Itatiaia, militares identificaram um foco de incêndio no local e deram início ao combate ao fogo. No comunicado, o Exército afirma que “devido aos fortes ventos e à vegetação seca, o fogo se alastrou, não sendo possível sua contenção”.

“As viaturas que participavam do exercício foram retiradas do local, por questão de segurança e ato contínuo, os instrutores da Aman informaram à direção do PNI o início do evento. Desde então, foi mobilizado apoio ininterrupto ao Parque, com pessoal especializado, aeronaves da Aviação do Exército e suporte logístico, que permanecerão até o término dos trabalhos”, informou a Aman.

O fogo começou em uma área chamada Morro do Couto e próximo à portaria da parte alta do parque. Trata-se de uma região de campos de altitude, acima de 2.500 metros de altitude e com uma vegetação bastante seca por falta de chuva.

A parte alta do Parque Nacional do Itatiaia registra as menores temperaturas do país. Nesta segunda-feira, a região amanheceu com -6,9 °C, trazendo um desafio a mais para as equipes de combate, informou a direção do parque.

Leia também: Folha de pagamento dos militares do Brasil é, proporcionalmente, três vezes maior que a dos EUA

O primeiro parque nacional do Brasil abriga na parte alta o Pico das Agulhas Negras, o quinto mais alto do Brasil, com 2.790,94 metros, segundo o IBGE. Localizado na divisa entre Rio e Minas, o ponto culminante no estado fluminense, e o terceiro no território mineiro.

O incêndio se iniciou no dia em que o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil, completou 87 anos. A unidade abriga uma parte importante da Mata Atlântica na Serra da Mantiqueira do sul fluminense e sul de Minas, recebendo cerca de 150 mil visitantes por ano.

Grandes incêndios no Parque Nacional do Itatiaia

1963: 4 mil hectares, 35 dias de fogo, maior incêndio da história
1988: 3.100 hectares (servidor desaparecido)
2001: mais de 1 mil hectares, provocado por dois turistas que se perderam e fizeram uma fogueira
2007: mais de 1 mil hectares
2010: 1.200 hectares

Assista ao vídeo:

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]

Recomendações

COMENTÁRIOS