EUA

Michelle Obama venceria Trump com 11 pontos de vantagem, mostra pesquisa para a Presidência dos EUA

Share

Pesquisa Ipsos encomendada pela Reuters mostra que, entre os possíveis substitutos de Joe Biden, apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama venceria Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos

Uma pesquisa Ipsos encomendada pela Reuters mostra que apenas a ex-primeira-dama Michelle Obama venceria o ex-presidente Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos, em novembro.

Michelle Obama aparece com 11 pontos de vantagem sobre Trump. Em cenários hipotéticos com candidatos democratas além de Biden, a ex-primeira-dama tem 50% das intenções de voto e é a única capaz de derrotar Trump, que surge com 39%.

Já o atual presidente está empatado com seu antecessor. Nesse caso, segundo a pesquisa Ipsos/Reuters, tanto Joe Biden quanto Trump aparecem com 40%.

Ex-primeira-dama disse em março que não concorreria à Casa Branca. Em nota enviada à NBC News, a diretora de comunicação de Michelle, Crystal Carson, reforçou: “Como a ex-primeira-dama já expressou várias vezes ao longo dos últimos anos, ela não vai concorrer à presidência. Ela apoia o presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris na campanha à reeleição”.

Vice Kamala Harris tem desempenho similar ao do presidente. Harris aparece com 42% dos votos, contra 43% de Trump. Considerando a margem de erro, os dois estão tecnicamente empatados.

Governadores democratas teriam menos de 40% dos votos. A pesquisa ainda simulou disputas entre governadores democratas e Trump. Contra Gavin Newsom (39%), da Califórnia, o republicano tem 42% das intenções de voto. Trump também aparece numericamente à frente de Gretchen Whitmer, do Michigan (41% a 36%); Andy Beshear, do Kentucky (40% a 36%); e J. B. Pritzker, de Illinois (40% a 34%).

A pesquisa também revelou que um a cada três eleitores do Partido Democrata prefere que Joe Biden desista de concorrer à Presidência. Nos últimos meses, o atual presidente dos EUA tem demonstrado fragilidade e pouca capacidade física e mental. Ele tem 81 anos.

Confira os cenários:

Joe Biden 40% x 40% Donald Trump
Michelle Obama 50% x 39% Donald Trump
Kamala Harris 42% x 43% Donald Trump
Gavin Newsom 39% x 42% Donald Trump
Gretchen Whitmer 36% x 41% Donald Trump
Andy Beshear 36% x 40% Donald Trump
J. B. Pritzker 34% x 40% Donald Trump