Bolsonarista Alexandre Garcia questiona resultado eleitoral do segundo turno em Fortaleza, única capital onde o PT venceu em 2024: "Recontagem manual de votos"
O jornalista e comentarista Alexandre Garcia usou o X, antigo Twitter, para questionar o resultado do segundo turno das eleições municipais na capital do Ceará. “Fortaleza: 50,35% x 49,65%. Num caso assim, que falta faz uma recontagem manual de votos…”, postou Garcia.
Lindbergh Alves reagiu: “O bolsonarismo é cínico. Eles só pedem recontagem de votos nas cidades em que eles perderam. Se eles ganham, tá tudo certo. Se perdem, as urnas são ‘falsas'”.
Vale lembrar que, entre as capitais do país, Fortaleza foi a que apresentou a menor diferença de votos entre os candidatos que disputaram o segundo turno. Evandro Leitão (PT) venceu a disputa com André Fernandes (PL) por uma diferença de apenas 10.838 votos: o vencedor, diretamente apoiado pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi escolhido por 716.133 eleitores, enquanto o rival, alinhado a Jair Bolsonaro, contabilizou 705.295 votos.
Quarta maior cidade do Brasil, Fortaleza se tornará a única capital sob comando do PT, após o jejum do partido em 2020, quando ficou sem nenhuma. A vitória de Evandro Leitão sobre André Fernandes é especialmente simbólica não apenas pela disputa acirrada, decidida por uma diferença de menos de 1% dos votos, mas porque consolida o Ceará como um bastião petista no Brasil, com capital, governo do Estado e o maior número de cidades proporcionalmente governadas pelo partido.
Além disso, Evandro Leitão virou a situação em relação ao primeiro turno. André Fernandes havia terminado na frente com 40,20% e Evandro com 34,33%.
No segundo turno, o bolsonarista ainda contou com o apoio do Capitão Wagner, que havia terminado em 4º lugar com 11% dos votos. O atual prefeito José Sarto terminou em terceiro lugar. Seu partido, o PDT, orientou pela ‘neutralidade’ no segundo turno. Com isso, o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio declarou apoio a Fernandes e seis dos oito vereadores eleitos pelo PDT apoiaram o bolsonarista, assim como Ciro Gomes.
MAPA DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS
A chamada ‘centro-direita’, ou direita tradicional, é a grande vencedora da eleição municipal de 2024. O PSD foi o partido com o maior número de prefeitos eleitos nas eleições municipais de 2024. A liderança que a sigla conquistou já no 1º turno foi confirmada após o fim das apurações neste domingo (27), com votações em 51 cidades em 2º turno.
Essa é a primeira vez em ao menos 20 anos que o MDB é superado por outra legenda em total de prefeituras pelo país. O terceiro lugar ficou com o PP, do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
Veja a quantidade de vencedores por legenda:
PSD: 887
MDB: 856
PP: 747
Na lista de partidos com mais prefeitos eleitos, o União Brasil ocupa a 4ª posição, com 578 vencedores. O PT, sigla do presidente Lula, aparece em 9º, com 252 nomes, atrás de legendas como PL (516), Republicanos (435), PSB (309) e PSDB (274).