Considerado um dos nomes mais promissores de sua geração, o técnico Fernando Diniz aceitou a proposta do Cruzeiro para comandar a equipe mineira, após a saída de Fernando Seabra. Diniz, que estava sem clube desde junho, quando deixou o Fluminense, chegou a recusar ofertas de times como Corinthians e Athletico Paranaense antes de escolher seu próximo projeto.
Eleito um dos melhores treinadores do mundo em 2023 pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatística do Futebol), Fernando Diniz terá como missão classificar o Cruzeiro para a Copa Libertadores de 2025, após um período de cinco anos de ausência do clube no principal torneio do continente. Para isso, o técnico precisará vencer a Copa Sul-Americana com o time, ou então, terminar o Brasileirão entre os seis primeiros colocados, um desafio complexo segundo o mercado de apostas esportivas.
Mudança de planos e acerto com o Cruzeiro
Com a recusa em treinar times tradicionais da Série A, o consenso entre o jornalismo esportivo era de que Fernando Diniz só voltaria para a beira do campo em 2025, após um período de descanso junto à família. Contudo, de acordo com a apuração da imprensa, os investimentos elevados do Cruzeiro no departamento de futebol do clube foram o bastante para convencer Diniz a mudar de ideia.
Desde que foi adquirido pelo empresário Pedro Lourenço, o Cruzeiro vem adotando uma postura mais agressiva no mercado, com gastos de quase R$ 200 milhões em novas contratações apenas em 2024. Além disso, o diretor executivo de futebol do clube, Alexandre Mattos, também teria sido uma peça importante para convencer Fernando Diniz a entrar no projeto.
Segundo a imprensa, Mattos é um grande defensor do estilo e das ideias diferenciadas do treinador, e teria concedido a liberdade desejada por Diniz para tornar a equipe mais ofensiva e criativa.
Reestreia no time mineiro
Apesar dessa ser a primeira passagem de Fernando Diniz pelo Cruzeiro desde que se tornou técnico, Diniz já defendeu a camisa do time anteriormente, como jogador. Na ocasião, no ano de 2004, Fernando Diniz foi contratado para reforçar a equipe na reta decisiva do Campeonato Brasileiro.
Já experiente e em seus últimos anos de carreira como meio-campista, Diniz disputou somente oito partidas pelo clube, não conseguindo repetir o bom desempenho apresentado em outras equipes, como Corinthians, Paraná e o próprio Fluminense. Por esse motivo, muitos torcedores não se lembram da passagem relâmpago do então jogador pelo time mineiro.
Encontro marcado com o Fluminense em outubro
Um dos primeiros compromissos de Diniz no comando do Cruzeiro será justamente contra o seu ex-clube, o Fluminense. No dia 3 de outubro, o clube mineiro entrará em campo contra os cariocas em partida válida pela 29ª rodada do Brasileirão, disputada no estádio Mário Filho, o Maracanã.
O Fluminense, agora sob o comando do técnico Mano Menezes, entrará em campo precisando vencer a partida para se afastar da zona do rebaixamento. Já o Cruzeiro, que está atualmente no pelotão de frente do campeonato, também precisará brigar pelos três pontos para se aproximar dos quatro primeiros colocados do Brasileirão e da tão sonhada vaga direta para a Copa Libertadores de 2025.
Em seu retrospecto como treinador contra o Fluminense, Fernando Diniz já enfrentou o clube em cinco ocasiões. Nelas, foram três derrotas e duas vitórias contra o tricolor carioca. A última vez em que esteve em campo contra o Fluminense, na época como treinador do Santos, Diniz perdeu o jogo pelo placar de 1×0, em um jogo válido pelo Campeonato Brasileiro de 2021.
Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook