Esporte

Jorge Jesus e seu desejo de ser selecionador do Brasil

Share

A passagem de Jorge Jesus pelo Brasil, enquanto técnico do Flamengo (de 2019 a 2020) não foi indiferente para quem ama o futebol! Seu sucesso na orientação do time rubro negro carioca fez com que muitos torcedores esportivos ficassem ligados no percurso do treinador português, que atualmente dirige o Al-Hilal.

Ainda que o desejo de muitos seja o de ver o retorno do técnico ao Fla, para que possa jogar na Série A do futebol nacional e fazer parte das escolhas que motivam as apostas Brasileirão, o fato é que Jorge Jesus parece demonstrar maior desejo de retornar ao país para dirigir a seleção nacional.

Saiba mais sobre o desejo do técnico português retornar ao Brasil no futuro.

As declarações de Jorge Jesus

Atualmente no Al-Hilal, onde tem contrato até ao ano 2025, Jorge Jesus afirma que apenas gosta de dirigir times que alcancem bons resultados e que essa foi a razão pela qual recusou os convites de vários times, incluindo alguns de equipes conceituadas da liga inglesa.

Segundo o treinador, que levou o Flamengo a um período de sucesso evidente, a ideia de poder dirigir a seleção brasileira é uma ambição para o futuro, não negando o desejo de voltar a nosso país, num papel diferente, para comandar a equipe e sair em busca de novas conquistas.

As dúvidas quanto à possibilidade

Foi em declarações ao periódico português “A Bola” que o treinador Jorge Jesus afirmou seu desejo de treinar a seleção do Brasil. Ainda assim, nessa mesma entrevista, o técnico revelou que acharia difícil que isso viesse a suceder, já que seria improvável que o Brasil contratasse um técnico estrangeiro para essa finalidade de comando, acreditando que existe uma preferência por treinadores nacionais nessa função.

A disponibilidade e desejo para atuar como selecionador do Brasil, ainda assim, foi demonstrada publicamente já mais do que uma vez, abrindo a possibilidade.

O enquadramento nacional

Vale a pena recordar que, mesmo quando chegou para treinar o Flamengo Jorge Jesus foi criticado pelos torcedores e pela imprensa do Brasil, o que reforça a perspetiva do técnico sobre a dificuldade de um treinador estrangeiro nos times brasileiros. Na verdade, pela dificuldade de adaptação à cultura esportiva local, muitos técnicos estrangeiros fizeram uma passagem menos positiva pelos times do Brasil, reforçando mais ainda esse preconceito.

Ainda que isso seja verdade, Jorge Jesus foi o técnico estrangeiro que mais conquistou o Brasil. Após a desconfiança, os resultados acabaram falando por si e o desempenho do técnico no futebol carioca acabou virando a opinião. Afinal, sob o comando do técnico Português o Flamengo acabou conquistando o Campeonato Carioca, o Campeonato Brasileiro, a Copa Libertadores, a Supercopa do Brasil e a Recopa Sul-Americana.

Desse modo, a possibilidade de o técnico voltar ao Brasil, seja para treinar um time da Série A do Brasileirão ou para comandar a seleção nacional é algo que muitos torcedores (e mesmo alguns mídia) encaram de uma forma positiva. Resta saber o que sucederá após o término do contrato do técnico em 2025.

Acompanhe Pragmatismo Político no Instagram, Twitter e no Facebook