EUA

Trump declara vitória e elogia Musk; Eduardo Bolsonaro está na casa do republicano

Share

Donald Trump anuncia vitória, diz que fechará fronteiras e rasga elogios a Elon Musk. O bilionário dono do X (ex-Twitter) foi um dos grandes patrocinadores do republicano e chegou a sortear dinheiro para estimular eleitores a comparecerem às urnas. Eduardo Bolsonaro acompanhou a apuração na casa de Trump

Donald Trump discursou como presidente eleito para apoiadores na Flórida e disse que seu novo governo será “a era de ouro da América”. Trump subiu ao palco em um resort de luxo em Palm Beach na madrugada desta quarta-feira (6) ao lado da família e do senador JD Vance, candidato a vice-presidente.

A apuração dos votos ainda estava em andamento quando ele discursou. Trump somava 267 dos 270 delegados no Colégio Eleitoral, segundo projeções da agência AP, e superava a democrata Kamala Harris também no voto popular. Além disso, o jornal “The New York Times” estimava chance de vitória para ele acima de 95%.

O republicano disse que os americanos deram a ele “um mandato poderoso e sem precedentes” e classificou a vitória como o “maior movimento político de todos os tempos”.

Trump fez agradecimentos especiais a duas pessoas que foram essenciais na campanha republicana: ao vice na chapa, J.D. Vance, e ao bilionário Elon Musk.

Em relação a J.D. Vance, Trump disse que enfrentou certa resistência dentro do partido ao convidá-lo a ser vice-presidente na chapa republicana. “Eu sabia que ele era muito bom, e juntos vamos fazer esse país dar a volta por cima”, afirmou.

Em seguida, Trump dedicou uma boa parte do discurso para agradecer a Elon Musk. O bilionário foi um dos grandes patrocinadores do candidato republicano e chegou a sortear dinheiro para estimular eleitores.

Trump chamou Musk de “supergênio” que precisa ser valorizado. Ele citou os feitos das empresas de Musk nas áreas de pesquisa espacial e tecnologia e disse que amava o bilionário.

Eduardo Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) publicou nas redes sociais que está acompanhando a apuração na mansão de Donald Trump na Flórida. “Uma honra estar aqui para acompanhar a apuração das eleições mais importantes do mundo livre. Dos EUA, com o coração nos brasileiros que padecem sob o poder da esquerda”, escreveu Eduardo.