Homem defende crianças de importunação sexual e é morto a facadas por bolsonarista no Rio Grande do Sul. Imagens revelam que as dezenas de testemunhas do crime preferiram pegar seus celulares para filmar a barbárie em vez de tentar ajudar
Um fã do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso em flagrante na cidade de Bento Gonçalves (RS) após assassinar friamente um trabalhador à luz do dia, diante de várias testemunhas. O nome do criminoso é Leandro Fusari.
Testemunhas relataram que Leandro Fusari estava importunando sexualmente crianças na Praça Dr. Bartholomeu. A Polícia e a Guarda Municipal foram acionadas, mas antes da chegada dos agentes ao local da ocorrência, um trabalhador, que estava com a filha e a esposa na praça, tentou conter o criminoso.
As imagens mostram que Leandro Fusari saca uma faca da cintura e ataca o pai de família que o repreendeu. Rui das Mercês Alcântara Fontes, de 36 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu.
“Minutos após a Guarda Municipal chegar na delegacia com ele, ele me relatou o fato com uma riqueza de detalhes e sem nenhum temor, falando como se estivesse falando de um tema qualquer. Chamou a atenção pela frieza. O que chama a atenção é que, em crimes desta natureza, normalmente os suspeitos não reagem desta forma, com essa clareza e tranquilidade para relatar o que aconteceu. Inclusive, ele formalizou, ele confessou formalmente o crime”, revelou o delegado.
Na delegacia, Fusari alegou legítima defesa. “Na versão dele, ele [Leandro Fusari] estava urinando na parede da praça e não tinha observado que tinha uma mulher e uma criança próximo. Iniciou uma discussão, ele sentou no banco, veio o rapaz [Rui] discutir com ele e deu um tapa na sua cabeça. Após, ele [Leandro Fusari] sacou um punhal que tinha na cintura e acabou desferindo aqueles golpes, resultando no óbito da vítima”, acrescentou o delegado.
Leandro Fusari teria relação grupos extremistas ligados ao bolsonarismo e possui uma série de antecedentes criminais: ameaças, discurso de ódio e maus-tratos contra animais. Ele permanece preso na Penitenciária de Bento Gonçalves (PENEBG).
Rui das Merces Alcântara Fontes foi sepultado na sexta-feira (20/12), no Cemitério Municipal Central de Bento Gonçalves. A Assistência Social do município confirmou que ele era marido da mulher envolvida na discussão e pai da criança que estava com ela.
Segundo a prefeitura, as equipes da Assistência Social e da Secretaria Municipal da Saúde estão auxiliando a família com apoio psicológico e médico — a mulher está grávida. Fontes é natural da Bahia e morava há pouco tempo em Bento Gonçalves.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: pragmatismopolitico@gmail.com