Prefeita anuncia 26 secretarias em Cajazeiras, número superior ao de grandes capitais do Nordeste
Com apenas 63 mil habitantes, cidade de Cajazeiras, no sertão da Paraíba, terá mais secretarias do que grandes capitais do Nordeste
A nova prefeita de Cajazeiras, Corrinha Delfino (Progressistas), anunciou que o município contará com 26 secretarias. O número chamou atenção pois é superior ao de grandes capitais do Nordeste.
Cajazeiras, cidade do sertão da Paraíba, tem apenas 63 mil habitantes. A título de comparação, Salvador (BA) tem 2,4 milhões de habitantes e apenas 21 secretarias. Recife e Maceió também possuem 26 secretarias, mas com populações de 1,4 milhão e 957 mil habitantes, respectivamente. João Pessoa tem 25 secretarias para 833 mil habitantes.
A estrutura administrativa de Cajazeiras levanta questionamentos sobre a necessidade de tantas pastas para uma cidade desse porte. Muitos dos auxiliares da nova prefeita de Cajazeiras foram herdados da gestão do ex-prefeito Zé Aldemir.
Corrinha Delfino
A prefeita Corrinha Delfino já esteve envolvida em outros escândalos. Ela apresentou um diploma falso de mestrado em Educação para aumentar o próprio salário na época em que era Secretária de Educação, segundo atestou a Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Em outra denúncia, o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) apontou que Corrinha Delfino recebeu mais de R$ 1,6 milhão de forma suspeita. “No período de janeiro de 2015 a maio de 2020 e de janeiro de 2023 até abril de 2024 acumulou indevidamente os cargos públicos nos municípios de Cachoeira dos Índios e Cajazeiras”, diz trecho do relatório.