Ameaçado, Felipe Neto cancela palestra e manda a mãe para fora do Brasil
"Tirei minha mãe do Brasil e estou vivendo com o mínimo possível de exposição". Após ameaças, Felipe Neto cancela palestra em evento sobre educação
Um dos maiores influenciadores digitais do Brasil resolveu cancelar a participação que faria no Educação 360 Encontro Internacional – evento sobre educação realizado pelos jornais O Globo e Extra – na próxima terça-feira (17/09).
No início da tarde desta segunda-feira (16/09), Felipe Neto explicou que as “ameaças se intensificaram”, que está vivendo com o mínimo de exposição possível, e que tomou a providência de tirar a mãe do país.
“Infelizmente a notícia é real. As ameaças se intensificaram e estamos montando um documento para dar entrada na polícia. Já tirei minha mãe do Brasil e estou vivendo com o mínimo possível de exposição. Manterei vocês sempre informados”, escreveu.
Felipe afirmou que “desde a ação que promoveu contra a censura, a opressão e o preconceito na Bienal do Livro – onde comprou 14 mil exemplares com temática LGBTQ – em um movimento em prol da liberdade de expressão, do amor e da diversidade, vem recebendo todo tipo de ameaças”.
Ele disse que, diante do “risco iminente, que inclusive atinge seus familiares, o influenciador encontrou-se sem outra alternativa a não ser cancelar sua participação”.
“É estarrecedor que no Brasil, em 2019, um indivíduo seja impossibilitado de se manifestar e lutar contra qualquer tipo de censura e opressão sem ser ameaçado. Quero dizer que continuarei lutando, enfrentando o obscurantismo e a opressão, por todos os meios que me cabem, pela defesa do amor e da união até o fim, até onde for possível e até onde minhas forças e meu coração aguentarem”, acrescentou o jovem.
O youtuber decidiu comprar os livros e distribuir gratuitamente à população após Marcelo Crivella, pastor licenciado da Igreja Universal e atualmente prefeito da cidade do Rio de Janeiro, ordenar o recolhimento de livros com temática gay que estavam à venda na Bienal, que aconteceu na semana passada na capital carioca, motivado pela HQ Vingadores — A Cruzada das Crianças, que traz um desenho de dois garotos se beijando.
No último sábado (14/09), Felipe revelou ao jornal Extra que precisou contratar uma “equipe de seguranças” para se proteger após o ato da distribuição dos livros:
“Vivo hoje com extensa equipe de seguranças, tanto eu quanto minha família. Estou bem ciente de alguns vespeiros onde mexi e por isso vivo hoje com todas as precauções possíveis”, explicou.