Novo vídeo mostra atriz sendo morta por policias após sacar réplica de arma
Vídeo filmado por câmera acoplada a corpo de policial mostra toda a ação que resultou na morte da atriz Vanessa Marquez
A Justiça da Califórnia, nos EUA, divulgou imagens da atriz Vanessa Marquez, morta a tiros por policiais em agosto de 2018, ameaçando agentes com uma réplica de arma de fogo e pedindo que eles a matassem.
O vídeo foi divulgado pelo Departamento de Polícia de South Pasadena nessa segunda-feira (03/03). Para a Justiça, a polícia agiu em legítima defesa.
No dia 30 de agosto daquele ano, os policiais Gilberto Carrillo e Christopher Perez responderam uma ocorrência na residência da atriz, conhecida mundialmente por interpretar Ana Delgado no seriado E.R., conhecido no Brasil como Plantão Médico.
Um parente de Marquez ligou para a delegacia mostrando-se preocupado com a saúde dela. As cenas mostram os dois entrando na casa e encontrando a mulher sofrendo uma convulsão.
Ela diz: “Não me levem ao hospital”. Paramédicos foram chamados e, após 30 minutos de conversa sobre a situação mental e física de Vanessa, um dos oficiais fala: “Você está tendo convulsões e está sozinha em casa. Você entende que isso é uma grande preocupação para mim?”.
Ainda é possível ver um deles questionar sobre alguma medicação que ela possa ter tomado e quando foi ao médico pela última vez. Por fim, eles determinam que ela terá de ser internada para uma avaliação psicológica.
Ao negar sair com os agentes, Marquez sacou o revólver. “Largue a arma”, ordenou um deles. “Me mate”, respondeu a atriz. Carrillo e Perez, então, saíram da residência e aguardaram na escada do prédio, tentando contato com Vanessa. Ela, então, surgiu apontando o simulacro contra os agentes, que abriram fogo.
Família
Delia McElfresh, mãe de Vanessa, entrou com uma ação no valor de US$ 20 milhões, alegando que ação dos policiais teria sido negligente e exagerada. A Justiça reconheceu que a atriz utilizou uma arma falsa, “parecendo uma arma de fogo Beretta 92FS”.
A família de Vanessa Marquez reagiu de forma negativa ao tomar conhecimento da divulgação do vídeo sem aviso prévio. O advogado da família se manifestou através de uma comunicado e afirmou que a mãe de Vanessa teria se sentido violada após a divulgação das imagens e que nunca teria sido procurada a fim de que os fatos fossem verdadeiramente esclarecidos.
VÍDEO: