Mulher dá à luz 9 bebês saudáveis e bate recorde mundial
Mulher do Mali dá à luz 9 bebês saudáveis de uma vez e vira notícia no mundo. Guinness Book avalia o caso para confirmar o recorde
Nesta terça-feira (4), uma mulher de 25 anos conseguiu um feito considerado raríssimo: deu à luz nove bebês. Halima Cisse, de Timbuktu, contou que, antes do parto, ela estava esperando receber sete filhos – número que já indica uma gravidez de risco. Ela foi informada por médicos na capital do Mali, Bamako, que ela teria sete bebês.
A gravidez de Cisse já havia chegado às manchetes antes de ela entrar em trabalho de parto. Os malineses estavam tão encantados que o presidente do país, Bah N’Daw, ordenou que Cisse fosse enviada ao Norte da África no final de março para poder dar à luz com a presença de especialistas.
Em 30 de março, Cisse foi internada em um hospital no Marrocos para receber atendimento especializado e uma segunda opinião de médicos, após as ultrassonografias, confirmou a notícia chocante de que seriam sete bebês.
Previously the ultrasound announced 7 babies but finally they got 9.
Telecom giant Orange handed a cheque of XAF 5000,000 to the family. Mother and babies are fine. pic.twitter.com/3foT3kR60l
— E-KWAT TV (@EkwatTV) May 5, 2021
O Ministério da Saúde Pública de Mali confirmou que nasceram cinco meninas e quatro meninos, todos saudáveis.
O nascimento já está sendo saudado como um milagre, pois os médicos estimam que cada feto enfrenta mais de 50% de chance de ser natimorto, de acordo com Mali 24.
Leia também: Mãe pede bebê loiro, dá à luz a menina mestiça e processa clínica
Nonuplets são extremamente raros, com apenas três incidentes registrados desde 1971, incluindo a gravidez de Cisse. Se os pequenos sobreviverem , a mãe do Mali quebraria o atual recorde mundial agora detido pela chamada “Octomom”.
Antes dela, a estadunidense Nadya Suleman era a “recordista” quando se tratava de quantidade. Em 2009, ela deu à luz oito filhos em um único parto. Essa referência foi anteriormente definida pelos octupletos Chukwu em 1998, dos quais sete sobreviveram. Com o feito, Cisse deve entrar para o Guiness Book.
O marido Kader Arby contou à BBC que está muito feliz com o aumento da família. “Deus nos deu essas crianças. Ele é quem decide o que vai acontecer com elas. Não estou preocupado com isso. Quando o todo-poderoso faz algo, ele sabe por quê”, disse. Além disso, ele agradeceu todo o apoio dos dois países que cuidaram de Cisse. Todo mundo me ligou! As autoridades do Mali ligaram expressando sua alegria. Agradeço a eles… Até o presidente me ligou“, comemorou.
A mãe e seus nove filhos devem voltar para Mali nas próximas semanas.