Redação Pragmatismo
Economia 10/Jun/2021 às 10:39 COMENTÁRIOS
Economia

Atacarejo segue fortalecido em meio à crise

Publicado em 10 Jun, 2021 às 10h39

Atacarejo é opção para quem deseja comprar maiores quantidades e economizar

Atacarejo segue fortalecido meio crise economia
(Imagem: Pexels)

Em tempos de queda na renda, a solução é buscar por preços baixos, principalmente nas compras do dia a dia. Por conta disso, os mercados do tipo atacarejo têm ganhado destaque. Enquanto as empresas demitiam, o segmento contratava. Só no Assaí Atacadista, por exemplo, foram necessários mais de 3 mil funcionários para dar conta do movimento, de acordo com o Estado de Minas.

No total, a rede fechou o primeiro trimestre de 2020 com 24% de crescimento. A maior diferença tem sido com o perfil do público. Em geral, os atacarejos atendem pessoas jurídicas e empresas. No entanto, muitos estabelecimentos passaram um tempo fechados ou tiveram uma brusca diminuição da demanda. Por sua vez, as pessoas físicas passaram a se interessar mais por compras maiores para abastecer a casa. Isso fez com que os consumidores finais chegassem a representar cerca de 70% das vendas do Assaí.

Como o atacarejo está se posicionando para novos clientes?

A pandemia e a crise econômica vieram mudar vários hábitos. Muitas pessoas que não compravam pela internet, por exemplo, fizeram pelo menos uma aquisição on-line. Segundo dados da Serasa divulgados pelo G1, triplicou o número de brasileiros que fazem compras digitais para a casa.

Ainda que tudo volte ao normal este ano ou no próximo, essas novas experiências tendem a ficar. Nesse sentido, o atacarejo tende a se popularizar ainda mais. Quem o enxergava apenas como uma opção aos comerciantes agora sabe que pode fazer as compras do mês.

Para acompanhar os novos consumidores, as principais redes brasileiras têm investido na abertura de mais unidades e na digitalização. Há até atacarejos que possuem parcerias com aplicativos de entregas, como Rappi e Cornershop, já que parte do público descobriu a comodidade de fazer compras pelo celular.

Outra estratégia adotada é a divulgação de descontos e cupons em diferentes plataformas para que mais pessoas sejam informadas. Como é possível ver, as ofertas do Atacadão podem ser encontradas em folhetos digitais e no aplicativo do Kimbino, o que inclui desde alimentos até produtos de higiene e limpeza.

Atacarejo segue fortalecido meio crise economia
(Imagem: Pexels)

Quais são as vantagens do atacarejo?

Diferentemente dos mercados tradicionais, que lançam promoções com alguma frequência, no atacarejo, a estratégia é sempre oferecer preços competitivos nas grandes quantidades. Dessa forma, o consumidor pode avaliar se compensa mais levar três pacotes de um produto por R$ 45 ou a unidade por R$ 27, por exemplo.

Outra vantagem é a comodidade das compras maiores. As famosas “compras do mês” invadiram os lares na década de 1980, durante a época da hiperinflação, quando os preços variavam em um mesmo dia. No entanto, para muitas famílias, ainda é mais vantajoso ir ao estabelecimento apenas uma ou duas vezes do que todas as semanas.

Como no atacarejo os descontos são válidos por um período maior, o público não precisa se preocupar em olhar as promoções sempre. Sem contar que as redes mais populares estão cada vez mais preparadas para receber as pessoas físicas. Não é necessário, por exemplo, comprar dez pacotes de arroz para garantir a economia. Há alternativas para levar mais de uma ou duas unidades e gastar menos.

Desse modo, mesmo em meio à crise, é possível observar que alguns setores são mais resilientes. Enquanto os atacarejos aumentam a atuação no país, conquistando as pessoas físicas, os consumidores ganham mais uma opção para pesquisar e abastecer as residências com um pouco de economia.

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