Comentarista da Jovem Pan é acusado de fazer saudação nazista ao vivo
Após comentar polêmica envolvendo Monark e Kim Kataguiri, bolsonarista Adrilles faz saudação nazista e assombra até colegas de bancada: "Surreal"
O ex-BBB e comentarista político da Jovem Pan Adrilles Jorge está sendo acusado de fazer uma saudação nazista em rede nacional nessa terça-feira (8). O gesto era utilizado por Hitler e seus apoiadores na Alemanha.
O gesto usado por Adrilles não é o formato mais conhecido da saudação nazista, com o braço estendido à altura da cabeça. O movimento feito pelo comentarista, com o braço flexionado e a mão aberta à altura do rosto, era realizado por Hitler e pelo ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels, após discursarem, como resposta à saudação feita pelo público.
Ao notar a reação constrangida do apresentador William Travassos e do jornalista Diogo Schelp, com quem debatia, o comentarista apenas riu. Travassos, que anunciava o fim do programa enquanto Adrilles se recusava a encerrar sua fala, desaprovou o gesto: “surreal, Adrilles”, disse ele.
A transmissão foi encerrada em seguida e o nome de Adrilles passou a figurar nos trending topics do Twitter. Adrilles tentou se defender e justificou que apenas deu um ‘tchauzinho’, mas internautas resgataram vídeos do programa em outras datas que mostram que ele nunca fez esse gesto.
O tema do programa de debates da Jovem Pan foi a polêmica que repercutiu nesta terça-feira, sobre a defesa do podcaster Monark ao nazismo. A Lei Federal nº 7.716, de 1989, determina que a apologia ao nazismo é crime no Brasil. O texto, que descreve violações resultantes de preconceito por raça ou cor, define no artigo 20 a pena de reclusão para quem defenda ideais nazistas.
Em casos como o do podcast, é considerado que a propaganda foi realizada por meios de comunicação. A mesma compreensão pode ser utilizada para o gesto do comentarista, feito em canal de televisão aberta. Para estas situações, há agravante no crime, e o tempo máximo de prisão é de cinco anos.
Adrilles Jorge na Jovem Pan fazendo uma saudação parecida com uma saudação nazista logo após comentar sobre nazismo.
Isso no mesmo dia em que Monark foi demitido por defender partido nazista e que Fiuza relacionou nazismo com passaporte vacinal.
E ai @JovemPanNews? pic.twitter.com/wSyvhvuVrk
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) February 9, 2022
Adrilles Jorge é repreendido por apresentador ao final de programa que discutia Caso Monark. “Surreal”.
Comentarista falava sobre o tema fazendo um paralelo entre nazismo e comunismo.
Assista ▶️ pic.twitter.com/aqKGsxXF9X
— Metrópoles (@Metropoles) February 9, 2022
Adrilles Jorge deu um "tchauzinho" hoje em seu comentário sobre o apoio de Monark a organização política dos nazistas. Como o tema é nazismo, achei relevante mostrar que eles também davam "tchauzinho" uns para os outros, o tal do Sieg Heil. O mundo é cheio dessas coincidências… pic.twitter.com/sUx7NrgRpt
— William De Lucca (@delucca) February 9, 2022