Veja a íntegra da carta com o pedido de desculpas de Will Smith
Will Smith pede desculpas a Chris Rock por tapa durante o Oscar 2022: "Estou envergonhado, não há espaço para a violência em um mundo de amor e bondade"
Will Smith, ator norte-americano, compartilhou uma carta em seu perfil oficial no Instagram nesta segunda-feira (28), pedindo desculpas pelo tapa que deu no rosto do humorista Chris Rock durante a cerimônia do Oscar 2022, em Hollywood, na noite anterior.
“Violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. O meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável”, disse.
O ator reagiu com um tapa no rosto de Rock, após o comediante ironizar a cabeça raspada de Jada Pinkett Smith, esposa de Will, que sofre de uma doença autoimune conhecida como “alopecia”, que faz os pelos do corpo caírem.
“Jada, eu amo você. ‘G.I. Jane 2, mal posso esperar para ver’”, disse. No momento da piada, Jada fecha o semblante em desaprovação. A plateia também parece que reage. No filme “G.I. Jane”, chamado no Brasil de “Até o limite da honra”, de 1997, a protagonista é vivida por Demi Moore, que tem a cabeça raspada. Jada, no entanto, tem uma doença.
Saiba mais: Entenda a condição de saúde de Jada Pinkett que motivou agressão de Will Smith no Oscar
Após a piada, Will Smith subiu ao palco e desferiu um golpe no rosto de Chris Rock. A plateia ri e Smith volta para seu lugar, ao lado de Jada. Ao sentar, o ator grita para o comediante parar de falar de sua mulher. “Tire o nome da minha mulher da p**** da sua boca.”
Rock ainda tenta acalmar Smith, que neste momento fica ainda mais nervoso. “Foi apenas uma piada sobre G.I. Jane”, justifica Rock. O ator volta a gritar para que ele pare de falar o nome da sua mulher. A plateia fica em silêncio e Rock concorda: “eu vou, ok?”, disse constrangido.
“Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente”, disse em um trecho do texto compartilhado no Instagram.
Após ficar claro para todos que se tratou de uma reação incontrolada de Smith, os atos seguintes da cerimônia foram ofuscados pela incomum ocorrência, que ganhou as manchetes dos jornais de todo o planeta instantaneamente.
Minutos depois de agredir Rock, Smith ainda subiu novamente ao palco para receber a estatueta de melhor ator por seu protagonismo no filme “King Richard – Criando Campeãs”, interpretando Williams. No discurso, ele se emocionou, pediu desculpas à Academia e disse ser um “forte defensor de sua família”, embora não tenha mencionado diretamente o ocorrido com Rock.
Nesta segunda, o conselho de administração da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood abriu uma investigação para analisar o caso de agressão do ator contra Chris Rock.
Leia também: Jim Carrey repudia Will Smith por tapa no Oscar: “Deveria ter sido preso”
No Instagram, Smith se desculpou diretamente a Chris Rock, à Academia, aos produtores do evento e a “todos os que assistem em todo o mundo”.
“Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu saí do eixo e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”, completou na sequência.
Confira à integra da publicação de Will Smith:
A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. O meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e indesculpável. As piadas à minha custa fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demasiado para eu suportar e reagi emocionalmente.
Gostaria de lhe pedir desculpa publicamente, Chris. Estava fora dos limites e estava errado. Estou envergonhado e as minhas ações não foram indicativas do homem que eu quero ser. Não há lugar para a violência num mundo de amor e bondade.
Gostaria também de pedir desculpa à Academia, aos produtores do espetáculo, a todos os participantes e a todos os que assistem em todo o mundo. Gostaria de pedir desculpa à Família Williams e à minha Família Rei Ricardo. Lamento profundamente que o meu comportamento tenha manchado o que tem sido uma viagem de outro modo deslumbrante para todos nós.
Estou trabalhando no progresso.
Sinceramente,
Will
Jada se manifesta nas redes
A atriz Jada Pinkett Smith, 50 anos, fez a primeira publicação nas redes sociais.
No Instagram, a atriz publicou a seguinte mensagem “This is a season for healing and I am here for it” – “Esta é uma temporada de cura e estou aqui para isso”, em tradução livre. O conteúdo já conta com mais de 100 mil curtidas.