Redação Pragmatismo
Direita 22/Jun/2022 às 14:21 COMENTÁRIOS
Direita

Zezé Di Camargo repete fake news de Bia Kicis sobre urnas eletrônicas

Publicado em 22 Jun, 2022 às 14h21

Esta não é a primeira vez que o sertanejo divulga uma informação falsa sobre a urna eletrônica e a implementação do voto impresso, bandeira defendida pelo presidente Jair Bolsonaro

Zezé Di Camargo fake news Bia Kicis urnas eletrônicas
Zezé Di Camargo e Jair Bolsonaro

Luísa Marzullo, Extra

O cantor sertanejo Zezé Di Camargo resolveu participar da discussão questionando o sistema eleitoral brasileiro, ao comentar uma publicação da deputada federal Bia Kicis (PL-DF). A parlamentar postou em defesa do voto auditável, o que já é garantido pelo atual processo eleitoral.

Em entrevista à Jovem Pan, Kicis foi questionada sobre os motivos das críticas às urnas eletrônicas. Na postagem que trouxe a pergunta “Qual o problema em pedir transparência eleitoral?”, Kicis atacou a integridade das urnas, que considera “inconstitucionais”. O sertanejo endossou a informação falsa da deputada e questionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Devolve a pergunta para esse jornalista e o TSE, se eles têm problemas com transparência?!! Por que será que o TSE briga tanto pra não deixar auditar as urnas?!!”, escreveu Zezé Di Camargo na publicação.

Zezé Di Camargo repete fake news Bia Kicis urnas eletrônicas

As urnas eletrônicas questionadas pelos bolsonaristas contam com cerca de 30 camadas de segurança para garantir a integridade do processo eleitoral. Existem diversos mecanismos de segurança – como o boletim de urna, impresso ao final da votação, e o Registro Digital do Voto, além da participação de partidos e órgãos como a Polícia Federal, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil em momentos críticos do processo. No entanto, o presidente Bolsonaro e sua base seguem questionando a lisura das eleições.

Leia também:
Atacar sistema eleitoral é tática comum para minar confiança nas democracias
Bolsonaro critica Lula e ameaça: “Sem voto impresso, pode haver convulsão em 2022”

Esta não é a primeira vez que o sertanejo divulga uma informação falsa sobre a urna eletrônica e a implementação do voto impresso, bandeira defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). No ano passado, ele publicou um vídeo no Instagram sobre a pauta.

“Apenas uma meia dúzia de pessoas que vão conferir se a máquina realmente computou seu voto como desejava. É muito estranho as pessoas não quererem isso”, afirmou Zezé Di Camargo, à época.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS