Redação Pragmatismo
Rede Globo 04/Jul/2022 às 11:49 COMENTÁRIOS
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Por reeleição, Bolsonaro aumenta verba de publicidade da Rede Globo

Publicado em 04 Jul, 2022 às 11h49

Após chamar Globo de 'lixo' repetidas vezes, Bolsonaro eleva gasto com publicidade na emissora em 75%. Apenas em 2022, a Globo já recebeu R$ 11,4 milhões do Planalto. Os dados são da Secom

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(Imagem: AFP)

Em busca da reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL) aumentou em 75% o gasto com publicidade na Rede Globo de janeiro a junho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. O presidente tem utilizado o espaço institucional na mídia para divulgar supostas obras e programas inaugurados.

De 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado, a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regional. Já em 2022, no mesmo período, observa-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões). Os dados são da Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.

Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, isto é, que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.

Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como “utilidade pública” e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, são 72 campanhas institucionais na maior emissora do país e apenas duas, “utilidade pública”.

Bolsonaro faz ataques contundentes à Globo desde a campanha eleitoral de 2018 e trata a emissora como “inimiga”. Até hoje, nas agendas oficiais do governante e em outros compromissos, é comum observar acusações infundadas, ofensas a profissionais da empresa (sobretudo jornalistas) e gritos de “Globo lixo” por parte dos apoiadores do presidente.

Nos dois primeiros anos da gestão federal, sob comando do bolsonarista Fabio Wajngarten, a Secom contrariou critérios técnicos e concentrou investimentos em publicidade nas emissoras concorrentes da Globo, em especial Record e SBT.

“A TV odiada agora ultrapassou oficialmente concorrentes como SBT e Record, emissoras de estimação do presidente. Se a Globo é ‘lixo’, o Planalto despejou em apenas seis meses mais de R$ 11 milhões na lixeira”, observou o jornalista Josias de Souza.

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