Imprensa internacional faz malabarismos para traduzir 'tchutchuca do centrão'
Diversos veículos da imprensa internacional noticiaram agressão de Bolsonaro contra youtuber e tentaram explicar o que é 'tchutchuca do Centrão', termo que deixou o presidente brasileiro furioso
Diversos veículos da imprensa internacional noticiaram nesta sexta-feira (19) o ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao youtuber que o chamou de ‘tchutchuca do centrão’. Os jornais tiveram dificuldade para traduzir a frase que motivou o ataque de fúria do mandatário brasileiro.
O “La Nación”, da Argentina, afirmou que o youtuber Leão começou a xingar Bolsonaro de covarde e vagabundo e “de outra acusação de alto conteúdo sexual” na qual recriminava o presidente por dar o controle do governo ao bloco de deputados de direita conhecido como Centrão. O jornal afirmou que “tchutchuca do Centrão” significa algo como “cadelinha do Centrão”: “’perrita del Centrao’, um insulto de conteúdo sexual para culpar o presidente por ter cedido à velha política”, publicou o “La Nación”.
O jornal francês ‘Le Figaro’ informou que Bolsonaro brigou com um youtuber que o desafiou e insultou, tentando pegar seu telefone enquanto filmava a cena, antes de iniciar uma conversa com ele. O “Le Figaro” fez uma tentativa de tradução da expressão “tchutchuca do Centrão”: o jornal francês optou por “‘putain du Centrao”, que é mais próximo de “prostituta do Centrão”.
O RND, da Holanda, traduziu ‘tchutchuca do centrão’ como ‘queridinho dos políticos caipiras’. O jornal chinês Huanqiu, por sua vez, disse que o termo significa ‘queridinho dos membros do Congresso envolvidos na alocação de verbas’.
A Bloomberg afirma que Bolsonaro tentou tomar o telefone celular “de um jovem que o agredia verbalmente”. “Imagens de vídeo publicadas na quinta-feira mostram o presidente saindo de seu carro e indo para cima do homem que estava segurando seu telefone, aparentemente para gravar um vídeo, enquanto insultava o líder”, afirma o texto.
A rede americana CNN fez um texto com o título “Presidente brasileiro Bolsonaro tenta tomar telefone celular de um youtuber provocador”. “No vídeo, Leão pergunta a Bolsonaro sobre sua aliança com um grupo de partidos de centro e de direita chamado ‘Centrão’, que tem um grande número de deputados no Congresso”, afirma a rede americana.
Centrão ironizou youtuber
Em Brasília, auxiliares de Bolsonaro que não viram o episódio com o youtuber chegaram a duvidar dos relatos e disseram que tudo não passava de ‘fake news’ — afinal, como um presidente da República poderia sair do carro e partir para uma “briga de rua” com um militante? Os assessores só acreditaram após o surgimento do vídeo que flagrou a ação.
Líderes do centrão também comentaram a polêmica. Um dos mais importantes aliados de Bolsonaro, da cúpula do Congresso, ironizou: “Mas ele tá errado? Quem não vai ser tchutchua do Centrão?”.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!