Danilo Espindola Catalano
ELEIÇÕES 2022 21/Set/2022 às 19:29 COMENTÁRIOS
ELEIÇÕES 2022

O momento imprevisível

Danilo Espindola Catalano Danilo Espindola Catalano
Publicado em 21 Set, 2022 às 19h29

A incerteza é grande e ela aumenta ainda mais nossa ansiedade, por sabermos que estamos lutando contra algo que é extremamente imprevisível

momento imprevisível vitória eleições lula bolsonaro
(Imagem: Brasil de Fato)

Danilo Espindola Catalano*

Me parece inacreditável ver pessoas defendendo um ato de profundo desrespeito a um governante de outro país, por mais controversas que haja, por mais que eu tenha meu profundo descontentamento com a existência de monarquias até os anos atuais e nem concorde com nenhum ato imperialista inglês, não iria profanar o sepultamento e desrespeitar a família, para meu benefício próprio.

Não estou dizendo que um candidato eleitoral não possa fazer sua campanha, mas ir a um velório e aproveitar de tal momento para se promover, é o mesmo que se eu entrasse nas funerárias e festejasse tomando cerveja com os amigos. O desrespeito está na situação e não na atitude, pois existe lugar para fazer cada coisa, não lugares privados, como é na lógica capitalista, mas lugares sociais e políticos.

O Partido dos Trabalhadores ao responder com denuncia ao TSE sobre os atos do candidato e presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), demonstra que está atento às suas atitudes e ao perigo, sim há um perigo, por mais que muitos bolsonaristas digam que não haja, existe um medo de que não aceitem as eleições e as atitudes de Bolsonaro, caso ele aceite o resultado em uma possível derrota eleitoral.

Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano

Como pesquisador e professor de espanhol, penso que existe este perigo, por conta da tese de que as ações e os acontecimentos dos países latino-americanos se refletem entre eles. Ou seja, o que ocorreu e passei em minhas aulas em 2021, sobre as eleições peruanas, em que Keiko Fujimori, não aceitou sua derrota por Pedro Castillo, o que levou a uma mobilização social que foi mais relevante do que as atitudes jurídicas de Keiko.

Assim como a oposição há Bolsonaro nas eleições, nós também devemos estar alertas, pois após o dois de outubro, não sabemos o que pode acontecer, a incerteza é grande e ela aumenta ainda mais nossa ansiedade, por sabermos que estamos lutando contra algo que é extremamente imprevisível, por mais que tentemos quaisquer análises políticas, o momento é de esperar e ver acontecer.

*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduando em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.

→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!

Recomendações

COMENTÁRIOS