Ipec: Lula mantém 55% e Bolsonaro continua com 45% dos votos válidos
Segundo levantamento do IPEC neste 2º turno da eleição presidencial mostra cenário inalterado. Nos votos totais, Bolsonaro oscilou 1 ponto para baixo, dentro da margem. Apenas 6% responderam que ainda poderiam mudar de voto
Nova edição de pesquisa do Ipec, nesta segunda-feira (10), mostrou pouca oscilação entre os candidatos à Presidência da República.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve 51% de intenções de voto, enquanto o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), foi para 42%. Na última quarta-feira (5), a pesquisa anterior do Ipec apontava 51% para Lula e 43% para Bolsonaro. Nos válidos (excluídos em branco e nulos), continua 55% a 45%. Além dos votos nos candidatos, em branco e nulos somam 5%. Eram 4% na pesquisa anterior. Os indecisos continuam sendo 2%.
Na modalidade de pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem a lista de candidatos, Lula tem 49% das intenções de voto e Bolsonaro, 42%. Nesta modalidade, ambos os concorrentes oscilaram na margem de erro. Na semana passada, o ex-presidente marcou 50% das intenções de voto e Bolsonaro, 40%.
Ainda segundo a pesquisa Ipec, 94% dos entrevistados disseram que têm convicção de qual será seu candidato no segundo turno. Apenas 6% responderam que ainda poderiam mudar de voto.
Votos válidos
Lula (PT): 55%
Jair Bolsonaro (PL): 45%
Votos totais (estimulado)
Lula (PT): 51%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 2%
Espontânea
Lula (PT): 49%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Branco/nulo: 5%
Não sabe: 4%
Rejeição
A pesquisa também testou a rejeição dos candidatos ao Planalto. Na última semana, ambos oscilaram dentro da margem de erro: Bolsonaro foi de rejeitado por 50% para 48%, enquanto Lula foi de 40% para 42% nesse intervalo.
Jair Bolsonaro (PL): 48%
Lula (PT): 42%