Pesquisa Atlas: brasileiros rejeitam Roberto Jefferson, mas bolsonaristas são simpáticos ao ex-deputado
A maioria dos brasileiros tem uma imagem negativa de Roberto Jefferson e considera que a prisão do aliado de Bolsonaro foi justa. No entanto, levantamento mostra que eleitores do atual presidente são simpáticos ao líder do PTB
No domingo (23), agentes da Polícia Federal foram à casa de Roberto Jefferson para cumprir uma ordem de prisão expedida pelo STF. O líder do PTB estava em prisão domiciliar e iria para o regime fechado após descumprir ordens do Judiciário que restringiam sua atuação em redes sociais. No dia anterior, Jefferson gravou um vídeo chamando a ministra Carmen Lúcia de “prostituta” e “arrombada”.
↗ Roberto Jefferson é indiciado por quatro tentativas de homicídio
O que a população pensa sobre o caso? Qual a opinião do brasileiro médio sobre a suposta “Ditadura do Judiciário”? O brasileiro concorda com a atuação do STF e TSE durante as eleições? Essas foram algumas das perguntas feitas pela AtlasIntel em uma pesquisa recente.
Os resultados trazem péssimas notícias para o bolsonarismo. Apesar do presidente ter negado qualquer relação com Roberto Jefferson, bolsonaristas são muito mais simpáticos a ele do que a média da população.
Roberto Jefferson é extremamente impopular
Nada menos do que 66,7% da população tem uma imagem negativa sobre Roberto Jefferson, enquanto 3,8% tem uma imagem positiva. Para cada brasileiro que tem uma imagem positiva dele, há cerca de 17,5 brasileiros com uma imagem negativa – obviamente, não existe “meio brasileiro”, mas a razão é interessante para analisar os resultados.
Você tem uma imagem positiva ou negativa sobre Roberto Jefferson?
A pesquisa dividiu os brasileiros em 3 grupos: os que se identificam como bolsonaristas, antibolsonaristas e os que não se identificam com nenhum dos dois rótulos. Em todas as respostas, os bolsonaristas tendem a ser mais simpáticos a Roberto Jefferson do que a população geral, mas o assunto está longe de ser unanimidade.
Para cada bolsonarista que tem uma imagem positiva dele, há 3,5 brasileiros com uma imagem negativa – apesar da rejeição ser maioria no grupo, a divergência é bastante relevante. O número contrasta com os resultados entre a população geral.
Na sua opinião, a decisão do STF de prender Roberto Jefferson é justa ou injusta?
Consequentemente, há uma maioria sólida de 60% dos respondentes acreditam que sua prisão foi justa. Apenas 14% consideram a prisão injusta e são 24% aqueles que não souberam opinar.
A resistência armada do ex-deputado, que atacou agentes da PF com um fuzil e granadas de efeito moral, também recebe grande repúdio. São 64% os que a veem como injustificada e apenas 16% os que veem algum tipo de justificativa para a ação armada de Roberto Jefferson.
Novamente, a porcentagem de antibolsonaristas que se opõe à prisão tende a zero. Por outro lado, há mais bolsonaristas que consideram a prisão injusta do que o contrário.
Na sua opinião, a resistência do Roberto Jefferson, que atirou em agentes da Polícia Federal enquanto estavam tentando aplicar o mandado de prisão, foi justificada ou injustificada?
Mesmo entre bolsonaristas, a resposta mais comum considera que a ação de Roberto Jefferson foi injustificada.
Na sua opinião, o incidente envolvendo Roberto Jefferson terá algum impacto sobre a corrida eleitoral?
Faltando menos de uma semana para a eleição, a pesquisa Atlas perguntou se o episódio afetaria o resultado nas urnas. Há um empate claro entre aqueles que acreditam que a corrida vai ser afetada e os que não acreditam: 39% para cada lado, com 22% não sabendo opinar.
A maioria dos antibolsonaristas acha que o caso impactará a eleição, enquanto os bolsonaristas pensam o contrário. É provável que o famoso viés de confirmação explique a diferença: seres humanos tem tendem a interpretar as evidências de modo que elas confirmem as próprias crenças.
Caso Roberto Jefferson seja condenado por conta das lesões corporais sofridas por agentes da Polícia Federal, você estaria a favor de um indulto presidencial colocando ele em liberdade?
Também foi perguntado sobre se Roberto Jefferson mereceria um indulto presidencial por parte do presidente Jair Bolsonaro, tal qual o que Daniel Silveira recebeu. Novamente, 60% dos respondentes são contrários à medida e apenas 12% acham que seria, sim, merecido.
Saiba mais: Eduardo Bolsonaro já foi funcionário fantasma de Roberto Jefferson
Dentre os que bolsonaristas que se posicionam sobre um eventual indulto, há praticamente uma divisão, com leve vantagem para os que apoiam o perdão de Roberto Jefferson.
Quem é o principal responsável pelas lesões sofridas ontem pelos policiais federais que buscaram exercer a ordem de prisão do Roberto Jefferson?
Roberto Jefferson foi considerado por 52% o principal culpado pelas lesões que os policiais federais sofreram, após serem recebidos a tiros pelo ex-deputado. Por outro lado, 18% enxergaram culpa do STF, por supostamente tentar calá-lo. Há ainda uma parcela de 2% que culpam a própria Polícia Federal pelas lesões de seus próprios agentes, por supostamente não ter adotado providências adequadas durante a ação.
Praticamente não há brasileiros que considerem a Polícia Federal como maior responsável pelo ocorrido, mas um contingente relevante culpa o STF. Aproximadamente 38% dos bolsonaristas considera que o STF é o maior responsável pelas lesões sofridas pelos policiais, percentual significativamente maior do que os que culpam o próprio Roberto Jefferson.
Metodologia
A pesquisa AtlasIntel teve 862 respondentes de todo o país e foi realizada entre os dias 23 e 24 de outubro, com margem de erro de 3 p.p. para mais ou para menos. A pesquisa foi realizada através do método de coleta próprio da AtlasIntel, com questionários via web e pós-estratificação da amostra.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!