Ensino cultural do espanhol
Com o crescimento do ensino remoto que veio em resultado da pandemia de COVID – 19, é possível perceber, que a procura pelas aulas remotas tem aumentado e sobretudo se tratando de algo que segundo pude identificar com meus alunos, está se tornando uma procura e obrigação das empresas brasileiras, como uma segunda língua importante para que essas empresas possam de expandir pela América Latina.
O espanhol não é só uma língua para o comércio, ou seja, não devemos ensina-lo como se fosse um espanhol neutro, como vemos no caso do inglês, que hoje em dia, existe até mesmo o inglês técnico, que se baseia apenas no aprendizado para o currículo empresário dos alunos, não, estou longe de acreditar nisso e que seja o que reserva o futuro do ensino da língua espanhola.
Claro, que vemos no ensino, não pode ser correto ensinar o espanhol exclusivamente para a tradução, o que pode ser falho, pois, por mais que o uso econômico do espanhol exista, é impossível para um nativo ser entendido em seu dia a dia, com este ensino. Ou seja, ele não prepara o aluno para a realidade.
Leia aqui todos os textos de Danilo Espindola Catalano
Meu método de ensino, expõe todo o meu conhecimento sobre a América Latina, mas também, explana ao aluno minha vivência pessoal dos sete países latino-americanos que conheço. Tornando a aula ainda mais proveitosa para o aluno, que quando passe pelo mesmo que eu, esteja muito mais preparado, pois eu já o havia avisado sobre tal questão.
São muitos os motivos pelos quais se deve ensinar o espanhol ligado à cultura, história, política e entre outros fatores, pois só dessa forma, podemos integrar o continente, por meio da educação, mas também, podemos conhecer um mundo muito além do que conhecemos fechados em nossas “bolhas sociais”.
Desta forma, espero que estejamos evoluindo para que os alunos possam conhecer um mundo em meio a sala de aula. Digo isso por conta dos resultados que observo em meio a minha experiência lecionando aulas de espanhol.
*Danilo Espindola Catalano é escritor, pesquisador e professor de espanhol, dedicado a passar a cultura latino-americana aos seus alunos. Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Espanhola e Especializando em Educação e Cultura pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais Brasil.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… considere ajudar o Pragmatismo a continuar com o trabalho que realiza há 13 anos, alcançando milhões de pessoas. O nosso jornalismo sempre incomodou muita gente, mas as tentativas de silenciamento se tornaram maiores a partir da chegada de Jair Bolsonaro ao poder. Por isso, nunca fez tanto sentido pedir o seu apoio. Qualquer contribuição é importante e ajuda a manter a equipe, a estrutura e a liberdade de expressão. Clique aqui e apoie!