Os cinco piores aeroportos do Brasil
Pesquisa de satisfação de passageiros revela os cinco piores aeroportos do Brasil. Veja quais são e entenda as razões
Todos que já tiveram a oportunidade de estar em alguns dos aeroportos brasileiros sabem das dificuldades enfrentadas com infraestrutura, serviços, funcionários, informações, e assim por diante. Como só havia o senso comum, a Secretária de Aviação Civil, com a Copa do Mundo iminente, também por ocasião da Copa das Confederações realizada em Junho de 2013, realizou uma pesquisa de opinião inédita no Brasil para averiguar a qualidade dos aeroportos brasileiros, assim como dos serviços oferecidos em seu interior.
A pesquisa foi realizada por uma empresa de consultoria, contratada por meio de licitação pública, em 15 aeroportos de cidades-sede da Copa do Mundo e em localizações diversas que tenham ligações diretas com as cidades-sede.
Os quesitos avaliados na pesquisa foram: acesso ao aeroporto; check-in; emigração; inspeção de segurança; imigração; aduana; instalação aeroportuária; e ambiente do aeroporto. Os dados coletados referem-se ao primeiro trimestre de 2013, com um total de 21.216 entrevistas realizadas. Vejam a relação dos cinco que pior se saíram nas pesquisas.
1- Aeroporto Internacional Marechal Rondon (Cuiabá/MT)
Ano da inauguração: 1956
Passageiros por ano: 2.761.588 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Marechal Rondon é o principal aeroporto do estado do Mato Grosso e o segundo aeroporto mais movimentando do Centro-Oeste do Brasil, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; valor das instalações de alimentos; valor dos estabelecimentos comerciais; e internet/wi-fi.
2- Aeroporto Internacional Tom Jobim [Galeão] (RJ)
Ano da inauguração: 1977Passageiros por ano: 17.491.744 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro / Galeão – Antônio Carlos Jobim é o segundo maior aeroporto internacional do Brasil, estando localizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ), mais especificamente na Ilha do Governador. Este aeroporto possui o maior sítio aeroportuário e a segunda maior pista de pouso e decolagem do Brasil, sendo a mais importante porta de entrada aérea para todo o Estado do Rio de Janeior. Indicadores que estão abaixo da média: Tempo de fila no guichê de check-in; e tempo na fila da emigração.
3 – Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (Manaus/AM)
Ano da inauguração: 1976
Passageiros por ano: 3.131.150 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Manaus – Eduardo Gomes é o segundo aeroporto mais movimentado da região norte, além de ser o 16º mais movimentado de todo o país, e o 3º do Brasil em movimentação de cargas em 2012 só atrás de Cumbica e Viracopos em São Paulo. Indicadores que estão abaixo da média: Custo do estacionamento; instalações de alimentos; valor das instalações de alimentos; estabelecimentos comercias; internet/wi-fi; e tempo na fila da imigração.
4 – Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck (Brasília/DF)
Ano da inauguração: 1957
Passageiros por ano: 15.665.045 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek tem seu nome em homenagem ao ex-presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. É o quarto aeroporto mais movimentado do país (atrás apenas de Guarulhos, Galeão e Congonhas) e o mais movimentado da Região Centro-Oeste. Indicadores que estão abaixo da média: Atendimento/cortesia dos funcionários no check-in; tempo na fila da emigração; eficiência dos funcionários do check-in; atendimento/cortesia dos funcionários da emigração; internet/wi-fi; atendimento/cordialidade funcionário aduana; e atendimento funcionário da imigração.
5 – Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins/MG)
Ano de inauguração: 1984
Passageiros por ano: 10.398.296 milhões (2012)
Pontos fracos: O Aeroporto Internacional Tancredo Neves, mais conhecido como Aeroporto de Confins (1985) é o principal aeroporto do estado de Minas Gerais. Este aeroporto pode receber aviões de grande porte, como o Boeing 747 e o Antonov An-124. Indicadores que estão abaixo da média: Transporte público; sensação protegido e seguro; rigor na inspeção de segurança; disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/câmbio; estabelecimentos comerciais; valor do estabelecimento comercial; conforto acústico; e conforto térmico. Porém é o que mais proporciona conforto em uma análise geral dos aeroportos citados.
Os demais aeroportos analisados são: Campinas, Guarulhos, Santos Dumont, Congonhas, Salvador, Porto Alegre, Natal, Fortaleza, Recife e Curitiba.
Para informações mais detalhadas, confira a pesquisa e o relatório completo no site da Secretária de Aviação Civil.
com Yahoo!