O mercado de entretenimento no Brasil
O mercado de entretenimento no Brasil é um dos setores mais lucrativos do país atualmente
Com mais de 200 milhões de habitantes, o país é um dos maiores consumidores do mercado de filmes, música, televisão, videogames e vários outros produtos de entretenimento.
Segundo a PwC, os resultados da Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia, afirma que em 2022, o Brasil teve um faturamento de 33 US$ milhões de dólares na indústria de entretenimento. E com este crescimento, as empresas começaram a investir ainda mais nestes produtos, atendendo em grande escala as necessidades dos consumidores brasileiros.
Jogos
O Brasil ocupa o posto de maior mercado de videogames da América Latina desde 2021 e pode duplicar ainda mais este mercado até 2026, segundo o relatório de entretenimento e mídia da PwC 2022-2026.
Os jogos para PC é um dos mais lucrativos do mercado brasileiro, com uma receita equivalente a US$256 milhões de dólares em 2021 e a possibilidade de aumento para US$316 milhões em 2026.
Esse grande crescimento também se deve ao aumento da popularidade das competições de esports no país, entre os destaques, temos os jogos League of Legends, Free Fire e Fortnite, por exemplo. Segundo a PwC, este setor deve triplicar até 2026, passando de US$ 5,4 milhões em receita em 2021 para mais de US$ 15 milhões, com crescimento anual de 22,7%.
Já o mercado de jogos mobile também conta com números surpreendentes, com um crescimento de 15% no Brasil. Segundo o relatório do Mercado Global de Jogos Móveis 2022, o segmento cresceu de US$ 101 bilhões em 2021 para US$ 116 bilhões em 2022.
Jogos como Fortnite, League of Legends e Valorant são um dos jogos para dispositivos móveis que mais crescem no país. E não podemos esquecer do Free Fire, que devido o aumento de sua popularidade, a procura de inscrições para participações de competições de esports do jogo tem aumentado. Os jogadores também tendem a investir mais tempo nas partidas para o aperfeiçoamento das suas habilidades no jogo. E para se tornarem populares no segmento, é criado nomes personalizados que chamem a atenção do público, incluindo caracteres especiais e espaço invisível.
Segundo o estudo da 9ª edição da Pesquisa Game Brasil, em uma entrevista com 5.830 pessoas, foi revelado que a plataforma favorita de jogos dos brasileiros são os smartphones. 48,3% dos entrevistados no estudo responderam que prefere jogar em celulares, contra 20% que gostam mais jogar nos consoles e 15,5% que preferem jogar nos desktops.
Serviços de streaming
Uma das principais empresas que distribuem serviços de entretenimento no país são as plataformas de streaming, como a Netflix, HBO Max, Prime Video e Disney +, com a distribuições de vários filmes, séries, desenhos animados e documentários de forma mais acessível e econômica.
Os preços das assinaturas variam de uma plataforma para outra, sendo possível encontrar assinaturas mensais, trimestrais ou anuais conforme a necessidade do usuário.
Música
O Brasil oferece um mercado de entretenimento musical com uma variedade de gêneros musicais que abrangem desde a música clássica até o funk carioca.
A música brasileira também é reconhecida em todas as partes do mundo, seja pela influência dos artistas consagrados como Elis Regina, Chico Buarque e Gilberto Gil ou pela presença dos novos artistas que se destacam na cena musical brasileira, como Anitta, Pabllo Vittar e Ludmilla.
O crescimento do consumo de música no Brasil é significativo. O setor de streaming de música, como os serviços Deezer, Spotify e Apple Music, tornam-se cada vez mais populares.
Com este crescimento, os artistas também são beneficiados, através do aumento de realizações de shows no país. O que inclui também a participação deles em grandes festivais de música como Rock in Rio, Lollapalooza, Virada Cultural e Planeta Atlântida. Aliás, esses festivais são um dos grandes eventos responsáveis por gerar grandes receitas no setor.
Filmes brasileiros
Atualmente, o Brasil é uma das maiores indústrias de entretenimento de filmes da América Latina, sendo responsável por cerca de 50% desse mercado.
O país conta com grandes festivais de cinema, como o Festival de Brasília, o Festival do Rio e o Festival de Gramado, entre outros, que permitem que as produções brasileiras sejam exibidas e reconhecidas internacionalmente.
O país começou a se destacar na produção de filmes a partir do século XX, mas foi a partir dos anos 90 que o mercado tornou-se mais forte.
Futuro promissor
Por fim, o mercado de entretenimento no Brasil tem se mostrado cada vez mais promissor e diversificado nos últimos anos. Com a ascensão da tecnologia e o acesso à internet, o consumo de conteúdo audiovisual cresceu exponencialmente, o que gerou uma maior demanda por produções nacionais e internacionais.
Além disso, a indústria do entretenimento brasileira vem se destacando pela variedade de eventos, festivais e shows que são realizados no país. Desde grandes eventos de música, como o Rock in Rio e o Lollapalooza, até espetáculos de teatro e comédia, há opções para todos os gostos e públicos.
Outro fator que tem impulsionado o mercado de entretenimento no Brasil é o crescimento das plataformas de streaming de vídeo, como Netflix, Amazon Prime e Disney+. Essas empresas têm investido em produções brasileiras e, consequentemente, gerando mais oportunidades de emprego e desenvolvimento para a indústria audiovisual nacional.
Em suma, o mercado de entretenimento no Brasil é bastante promissor e oferece diversas oportunidades para quem busca investir nessa área. Com a diversificação de produtos e serviços, bem como a inovação tecnológica, a indústria do entretenimento tem tudo para continuar crescendo e se consolidando no país.