Homem negro com pernas amputadas é abandonado na rua por funcionários de hospital
Vidas descartáveis: Homem negro com as duas pernas amputadas e uma sonda foi abandonado em uma calçada. Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro informou que todos os 5 funcionários envolvidos no episódio foram identificados por câmeras de segurança e demitidos
Um homem negro com as duas pernas amputadas foi abandonado por funcionários do lado de fora de um hospital municipal no Rio de Janeiro na última segunda-feira (10).
Pessoas que andavam em uma calçada próxima ao Hospital Municipal Pedro II viram o homem, com as duas pernas amputadas e uma sonda, deitado no chão.
O paciente, que foi internado após ter sido deixado por um representante de um abrigo de Búzios, teria sido colocado na rua por funcionários da unidade de saúde.
O secretário de Saúde, Daniel Soranz, classificou a situação como “gravíssima” e defendeu “punição exemplar”. Segundo ele, todos os envolvidos foram identificados por câmeras de segurança.
De acordo com o secretário, a vítima agora está em uma unidade de baixa complexidade e aguarda vaga em um abrigo.
“Fizemos uma investigação detalhada, assistimos a todas as imagens das câmeras de segurança e ouvimos todos os envolvidos. Não há justificativa plausível. Por isso, foram realizadas 5 demissões e 14 medidas disciplinares foram aplicadas aos responsáveis”.
Os funcionários demitidos alegaram que “o paciente solicitou sua retirada do hospital, pois não queria ficar internado”.