Fátima de Tubarão, que defecou no STF, se torna ré por participação nos atos golpistas
STF forma maioria para tornar réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas do 8 de janeiro. Entre os novos réus está Fátima de Tubarão, que ficou conhecida por defecar nas dependências do Supremo e 'quebrar tudo' aos gritos de "vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora". Quem também se tornou réu foi Serere Xavante, que convocou pistoleiros para impedir a posse de Lula
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais 70 denunciados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro. Fátima de Tubarão e Serere Xavante estão entre os alvos.
O relator da ação, ministro Alexandre de Moraes, abriu o plenário virtual na segunda-feira (14), com voto a favor para que mais 70 invasores, autores intelectuais e incitadores aos ataques à Praça dos Três Poderes virassem réus.
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!
Os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Roberto Barroso e Luiz Fux, junto das ministras Cármen Lúcia e Rosa Weber acompanharam o relator do inquérito.
Já os ministros André Mendonça e Nunes Marques, ambos indicados para a corte pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), seguiram a decisão de Moraes, mas com ressalvas. Cada ministro analisou as denúncias de forma individual.
O STF deve iniciar os julgamentos das primeiras ações penais dos atos golpistas no início de setembro. A PGR já defendeu a condenação de ao menos 60 réus.
Até o momento, o STF transformou 1.290 pessoas em réus por autoria ou participação nos atos golpistas. A PGR (Procuradoria-Geral da República) denunciou 1.390 pessoas.
Eles podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de estado, ameaça, perseguição, incitação ao crime e dano e dano qualificado.
Fátima de Tubarão
Fátima de Tubarão está presa desde o final de janeiro. Em março, como mostrou o Pragmatismo, ela entrou na Justiça com um pedido de prisão domiciliar sob a justificativa de que precisaria “cuidar de duas crianças”.
Fátima ficou famosa por ter defecado no STF no dia da invasão. “Vamos quebrar tudo, vamos para a guerra, vou pegar o Xandão agora”, disse a mulher em vídeo gravado no 8 de janeiro.
O indígena José Acácio Serere Xavante também está entre os alvos. Ele é acusado de ameaçar integrantes do STF e convocar pessoas armadas para impedir a diplomação de Lula (PT).
➥ Quer receber as notícias do Pragmatismo pelo WhatsApp? Clique aqui e faça parte do nosso grupo!