Bolsonaristas espalham informação falsa de que Israel enviou 40 aviões para ajudar o RS
É fake que Israel enviou 40 aeronaves para ajudar vítimas no Rio Grande do Sul. Publicações de bolsonaristas misturam vídeos de 2022 com áudio de 2019
Circula nas redes sociais um vídeo afirmando que Israel enviou 40 aeronaves para auxiliar nos resgates às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul (RS). É falso.
Na gravação, uma formação de dezenas de aeronaves militares é acompanhada da legenda “Israel chega no Rio Grande”, “Israel manda reforço” e “para quem duvidou, eles chegaram”.
A publicação falsa, no entanto, usa trechos de gravações antigas em que aparecem helicópteros militares. É possível encontrar as publicações originais de algumas destas imagens desde 2022, portanto, anos antes da tragédia que atinge o Rio Grande do Sul. O áudio que acompanha as imagens também foi tirado de uma reportagem de janeiro de 2019.
O primeiro vídeo que aparece na publicação, por exemplo, mostra 19 aeronaves militares, e aparece em uma publicação de 28 de setembro de 2022 no Facebook. Um dos perfis que divulgou o conteúdo diz se tratar de um exercício de apoio logístico e de manutenção da 101ª Divisão Aérea do exército americano, localizada em Fort Campbell, no estado de Kentucky. A mesma gravação aparece em redes sociais chinesas e no TikTok.
No vídeo também foi inserido um áudio que diz que “um grupo de cerca de 130 militares, médicos, engenheiros, bombeiros e técnicos de Israel começou a trabalhar nas primeiras horas desta segunda-feira nas operações de resgate”. A gravação, então, é subitamente cortada. É possível identificar que a publicação falsa manipulou o áudio de uma reportagem publicada originalmente em 28 de janeiro de 2019, em diversos canais da TV Super Canal, como o Youtube.
Na ocasião, o canal noticiava a presença de militares israelenses que embarcaram para o Brasil para ajudar nas buscas por sobreviventes do desastre de Brumadinho. A presença do aparato militar de Israel também foi noticiada pelo g1 e, também naquela ocasião, não houve envio de 40 aeronaves.
Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República também afirmou que a informação é falsa. “Oficialmente não há registro de nenhuma manifestação de Israel junto ao governo brasileiro nesse sentido”, escreveu em nota.
Já o Comando Militar do Sul do Exército Brasileiro, que coordena uma força-tarefa de resgate no Rio Grande do Sul, informou que não foram enviadas aeronaves de Israel para o Rio Grande do Sul. “Atualmente, o Comando Conjunto da Operação Taquari 2 conta com mais de 76 aeronaves, sendo 40 das Forças Armadas; 21 de polícias e bombeiros; 1 da Receita Federal; 1 do Uruguai; e 13 de civis”, afirmou, em nota.
Também não há informações oficiais divulgadas pelo governo israelense sobre o envio de aeronaves ao Brasil. Procurada, a assessoria de imprensa da Embaixada de Israel no Brasil não respondeu até a publicação desta checagem. Nas redes sociais, o perfil oficial de Israel no Brasil publicou apenas uma nota de solidariedade ao Rio Grande do Sul.
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]