Fernando Diniz pode alcançar marca histórica pelo Cruzeiro
O ex-treinador do Fluminense terá a oportunidade de levar a Raposa ao título da Copa Sul-Americana de 2024, caso a equipe se classifique para as semifinais superando o Libertad, no Mineirão, na próxima quinta-feira.
Lucio Massafferri Salles*, Pragmatismo Político
Fernando Diniz poderá alcançar uma marca histórica e inédita, comandando o time do Cruzeiro.
O ex-treinador do Fluminense terá a oportunidade de levar a Raposa ao título da Copa Sul-Americana de 2024, caso a equipe se classifique para as semifinais superando o Libertad, no Mineirão, na próxima quinta-feira.
O Cruzeiro jogará essa partida em casa, com a vantagem de ter vencido o Libertad por 2 a 0 no jogo de ida, no Defensores del Chaco, em Assunção.
Diniz é o atual treinador campeão da Copa Libertadores da América e da Recopa Sul-Americana, pelo Fluminense.
Se lograr êxito na Sul-Americana com o Cruzeiro, Diniz terá conquistado, de maneira inédita, os 3 títulos internacionais em um ano; período compreendido entre novembro de 2023 e novembro de 2024.
Noite de Glória e de forra. Fluminense conquista a CONMEBOL Recopa
2024
Com contrato assinado até o final de 2025, Fernando Diniz já começa a treinar o Cruzeiro hoje (terça-feira, 24), pensando nessa partida de volta pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
O Cruzeiro animou Fernando Diniz com uma proposta de trabalho que contempla uma preparação plena, para o ano de 2025. Faz parte desse planejamento dar o tempo que Diniz precisa para pôr em prática a metodologia de trabalho com a qual ele implementará a sua filosofia e o seu estilo de jogo.
Leia aqui todos os artigos de Lucio Massafferri Salles
Com Diniz no comando do time a Raposa visa retornar ao protagonismo no cenário das grandes competições em 2025, como é o caso da Copa Libertadores da América, apresentando um futebol ofensivo com posse de bola.
Em dezembro de 2023, Diniz foi eleito o 5o melhor treinador do mundo, pela Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS).
Fernando Diniz, do Fluminense, é eleito o 5º melhor técnico do mundo
Cercado de expectativas em 2024 (o seu terceiro ano no Fluminense), Diniz não conseguiu fazer com que o Tricolor das Laranjeiras apresentasse, nesse ano, o excelente futebol dos anos anteriores. Esse declínio culminou no encerramento desse seu ciclo como treinador do Fluminense, em julho de 2024.
Curiosamente, já na quinta-feira da próxima semana (3 de outubro) Diniz reencontrará o seu ex-clube como adversário, na partida Fluminense x Cruzeiro que será realizada no Maracanã.
Os deuses da bola estão com ela nas mãos.
Vejamos o porvir.
Leia também:
Uma noite do Leão para entrar para a história
Redes Sociais expõem sintomas de adoecimento da sociedade
Etarismo, clubismo e futebol
Uma noite épica tricolor em Porto Alegre
Fluminense dá mais um passo para a sonhada final no Maracanã
*Lucio Massafferri Salles é jornalista, psicólogo/psicanalista e professor da rede pública de ensino/RJ. Doutor e mestre em filosofia pela UFRJ, especialista em psicanálise pela USU, realizou o seu estágio de Pós-Doutorado em Filosofia Contemporânea na UERJ. É criador do canal FluPress (YouTube).
→ SE VOCÊ CHEGOU ATÉ AQUI… Saiba que o Pragmatismo não tem investidores e não está entre os veículos que recebem publicidade estatal do governo. Fazer jornalismo custa caro. Com apenas R$ 1 REAL você nos ajuda a pagar nossos profissionais e a estrutura. Seu apoio é muito importante e fortalece a mídia independente. Doe através da chave-pix: [email protected]