12 mil saíram de casa para detonação de bomba da 2ª Guerra na Alemanha
Detonação de bomba da II Guerra obriga 12 mil a sair de casa em cidade da Alemanha. Artefato, de 250 quilos, foi descoberto durante obra na cidade de Oranienburg, a 40 km de Berlim
A detonação nesta quarta-feira (04/12) de uma bomba de 250 quilos da Segunda Guerra Mundial obrigou a polícia a evacuar praticamente todo o centro da cidade de Oranienburg, que fica a 40 km ao norte de Berlim. Aproximadamente 12 mil pessoas precisaram ser retiradas de casa e a estação central de trens da cidade – ponto final de uma das linhas de trem urbano da capital alemã – precisou ser fechada.
Leia também
-
"Vampira da Polônia": esqueleto encontrado com foice no pescoço e cadeado no pé revela os temores do século XVII
-
Halloween? Brasil celebra o 31 de outubro como Dia do Saci
-
Ópera na Alemanha causa mal-estar no público e 18 pessoas recebem atendimento médico
-
Novo artefato encontrado em ilha do Pacífico pode reescrever a história da humanidade
-
A Transformação da Arte Urbana no Brasil: Raízes e Impactos
A bomba foi descoberta na segunda-feira (02/11). Na terça (03), detectou-se que ela estava tão danificada que precisaria ser detonada. Inicialmente, a área a ser evacuada era de, somente, 100 metros. Por conta do poder destrutivo do artefato, esse total subiu para 1 km e compreendeu quase todo o centro da cidade, que tem 41 mil habitantes.
Policiais foram de casa em casa para conferir se havia alguém. O comércio da região também foi impedido de abrir e a linha de S-Bahn (trem regional) que sai de Berlim com destino a Oranienburg, interrompida.
Já se tornou parte da rotina da Alemanha descobrir bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial. Só nesta semana, outro artefato foi descoberto na região de Hohen Neuendorf, que faz fronteira com Berlim e está no meio do caminho entre a capital e Oranienburg. Cerca de 1.000 pessoas, segundo a rede de televisão RBB, precisarão sair de casa.
No começo de novembro, uma bomba de 1,8 tonelada foi desarmada em Dortmund, a 600 km de Berlim, e 20 mil pessoas tiveram que sair de casa. Em dezembro de 2011 aconteceu a maior evacuação da história da Alemanha, com cerca de 45 mil pessoas afetadas, devido às tarefas de desativação de um artefato, também de 1,8 tonelada, descoberto na cidade de Koblenz.