Datafolha: Dilma recua, mas ainda venceria no 1º turno
Dilma Rousseff recua para 38% das intenções de voto, mas seus adversários não se beneficiam. Tucano Aécio Neves tem 16%, enquanto o pernambucano Eduardo Campos ostenta 10%. Reeleição da atual presidente seria obtida no primeiro turno
Uma pesquisa Datafolha objeto há vários dias de polêmica na internet sob acusações de manipulação no questionário deu que Dilma perdeu 6 pontos percentuais desde o último levantamento, em fevereiro.
Dilma aparece com 38% das intenções de voto contra 44% da vez anterior.
Mas seus dois principais concorrentes não avançaram. Aécio continua com os mesmos 16% e Eduardo Campos saiu de 9% para 10%, dentro da margem de erro.
Dilma, assim, levaria no primeiro turno, mesmo com a queda.
A situação, segundo o levantamento, se alteraria caso Marina concorresse. Marina, numa simulação, tem 27%. Haveria segundo turno, dentro desta perspectiva.
O Datafolha alega que não fez nada de especial no questionário. Mas há nele várias questões relativas à Petrobras.
As especulações vão florescer nos próximos dias. Marina deve ser cabeça de chapa no lugar de Campos? Lula — apontado na pesquisa como o melhor nome para mudanças — deve ser o candidato do PT?
Aécio é o candidato tucano pior colocado desde 2002
O fato mais alarmante para os adversários do PT é protagonizado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG): ele tem o pior desempenho de um segundo colocado desde 2002. O tucano continua com uma pontuação nesta época da campanha inferior à que tiveram outros colegas de seu partido em pleitos anteriores num mês de abril do ano eleitoral.
Em 2002, José Serra tinha 22% no Datafolha de abril daquele ano (Lula, do PT, liderava com 32%). Em 2006, Geraldo Alckmin neste mês estava com 23%. E em 2010, Serra estava ainda liderando as pesquisas, com 40%.
Eduardo Campos (PSB) está em terceiro lugar, com uma pontuação modesta de 10%. Mas esse desempenho é compatível com outros que estiveram como terceiros colocados em disputas passadas. E o político pernambucano é o menos conhecido entre os que estão na corrida pelo Planalto: 42% dizem ainda não conhecê-lo.
A pesquisa datafolha foi realizada em 2 e 3 de abril e foram entrevistadas 2.637 pessoas em 162 municípios. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
com Reuters, Folha e 247