Conspiração: Nike e Adidas disputando o título da Copa 2014?
Gigantes de material esportivo disputando o título da Copa? Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, mas a guerra entre Nike e Adidas mexe cada vez mais com o futebol no mundo
por O Lado Sujo do Futebol e Viomundo
Surge uma teoria da conspiração para a Copa do Mundo do Brasil, nos moldes da final do mundial da França, em 1998. Mais uma vez, as multinacionais de material esportivo estão no centro da polêmica.
A seleção colombiana é patrocinada pela Adidas, assim como seu lateral-direito Camilo Zúñiga. Alemanha, que não vence a Copa desde 1990, e Argentina, que não ganha desde 1986, também são Adidas.
Com sua entrada imprudente, Zúñiga tirou do Mundial o principal jogador do Brasil, maior investimento da norte-america Nike.
Neymar, um dos principais garotos-propaganda da Nike, está fora do jogo contra a Alemanha, país-sede da Adidas, e de uma eventual final contra os argentinos.
A Fifa, parceira da Adidas desde a década de 70, anunciou que não vai punir Zúñiga.
Por enquanto, não passa de uma teoria conspiratória, como já dissemos. Mas, em nosso livro, mostramos como essa guerra dos dois gigantes mexe com o futebol no mundo.
Em meio a especulações, resta uma certeza: se a Copa está comprada, não é pelo Brasil.
_____________________________________________________________________________________________________
Felipão disse a um pequeno grupo de jornalistas que a FIFA não tem interesse em um hexa do Brasil. O pensamento parece ser de toda a comissão técnica. Uma jogada para escapar de eventual fracasso? Ou realidade, conforme noticiou a revista Exame?
Trecho:
Teresópolis – O comando da seleção brasileira detectou má vontade da Fifa com a seleção brasileira bem antes de Neymar sofrer a joelhada de Zuñiga.
A expressão nos bastidores da entidade que mais chamou atenção dos chefes foi “o Brasil não pode virar um Schumacher”, uma referência ao piloto da Fórmula 1 que, ao conquistar sete títulos, teria esvaziado a categoria do automobilismo. O hexa do Brasil não seria interessante para o negócio futebol.
Segundo comentários dentro da comissão técnica da seleção, a Fifa não gostaria de ver o Brasil ser campeão pela sexta vez, façanha difícil de ser alcançada por outra seleção. As concorrentes mais próximas são Alemanha, dona de três títulos, e Itália, com quatro.
Daí a comparação ao feito de Michael Schumacher na Fórmula 1.
A Fifa, segundo avaliação dentro da seleção, concedeu ao Brasil o direito de sediar a Copa de 2014 por questões políticas e interesses financeiros da própria entidade. Mas, no aspecto técnico, no campo de jogo, seria um desastre a seleção brasileira conquistar mais um título.
Veja também: Financial Times diz que Brasil ‘já ganhou a Copa’