150 crianças já morreram em Gaza
Unicef alerta: mais 18 crianças palestinas foram assassinadas por Israel nas últimas 24 horas, todas com 13 anos de idade ou menos. No total, são 150 crianças mortas e 85 escolas danificadas por ataques
A Unicef fez novo alerta: nas últimas 24 horas mais 18 crianças palestinas foram mortas pelas forças de Israel em Gaza. Essas crianças tinham, todas, 13 anos de idade ou menos.
Nos relatos da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), desde o início das hostilidades, ao menos 150 crianças palestinas foram mortas como resultado dos ataques e bombardeios aéreos de Israel, bem como pelas suas forças naval e terrestre. O saldo macabro é dez crianças mortas por dia.
São 97 meninos e 49 meninas, com idade entre 5 meses e 17 anos, computadas pela Unicef. Destas crianças, 105 têm 12 anos de idade ou menos, ou 71% das crianças.
VEJA TAMBÉM: 7 vencedores do Nobel da Paz pedem embargos contra Israel
Sobe para 1.100 o número de crianças palestinas que ficaram feridas na Palestina e seis crianças em Israel.
A Unicef afirma que pelo menos 85 escolas em Gaza, 48 delas da ONU e 37 públicas, foram danificadas por ataques aéreos de Israel ou bombardeios nas proximidades. Uma escola da UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina), em Gaza, foi usada por grupos armados palestinos para armazenar foguete, em desrespeito à neutralidade das escolas. A ONU condenou o ocorrido e afirmou que este fato é inédito na história da organização. No sul de Israel, uma escola israelense foi danificada por disparos de foguetes a partir de Gaza.
A Unicef alerta para o fato de que crianças arcam com o ônus da escalada de violência em Gaza e Israel, e tenta dar apoio no terreno para as crianças. Além disso, reforço o pedido do Conselho de Segurança da ONU ao convocar todas as partes “a exercer a máxima e urgente contenção para a proteção de civis”, afirmando que isso “não só para o bem da paz, mas pelas crianças que sofrem o pior dessa violência atual”.
A Unicef também divulgou um vídeo, em que um menino palestino, morador da Cidade de Gaza, de 8 anos, conta como foi o ataque que o feriu. O pai do garoto, ao lado do filho no hospital, pergunta: “Esta criança tem 8 anos e já passou por três guerras. Quando ele se tornar um adolescente, quantas guerras ele vai ter experimentado?”. Veja o vídeo: