PV e PSC declaram apoio a Aécio Neves
O PV de Eduardo Jorge e o PSC do Pastor Everaldo declararam, nesta quarta-feira, apoio ao candidato tucano Aécio Neves no segundo turno das eleições presidenciais de 2014
O Partido Verde, que obteve 630 mil votos na eleição presidencial de domingo (5) com o candidato Eduardo Jorge, decidiu nesta quarta-feira (8) que apoiará Aécio Neves (PSDB) no segundo turno.
O secretário de Relações Institucionais do partido, Fabiano Carnevale, postou uma mensagem em seu perfil no Facebook informando que, na reunião realizada hoje em Brasilia, a direção do PV resolveu, por 32 votos a 6, declarar apoio ao tucano.
O placar significa que, dentre as lideranças verdes presentes na reunião, 32 escolheram Aécio e outros seis optaram por Dilma.
VEJA TAMBÉM: PSOL libera eleitores mas “desaconselha” voto em Aécio Neves
Além de Dilma e Aécio, ele ficou atrás de Marina Silva (PSB), Luciana Genro (PSOL) e Pastor Everaldo (PSC).
A decisão de hoje difere da posição tomada pelo partido em 2010. Na ocasião, o PV ficou em terceiro lugar com a candidata Marina Silva, mas optou pela neutralidade no segundo turno — travada na ocasião entre Dilma e José Serra (PSDB).
Pastor Everaldo
Após mais de duas horas de reunião às portas fechadas, senadores e deputados do PSC também decidiram apoiar a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República. O partido, que teve Pastor Everaldo como candidato no primeiro turno, ficou em quinto lugar nas eleições presidenciais, com 780 mil votos.
Pastor Everaldo explicou que o senador tucano pediu seu apoio na segunda-feira (6), mas, antes de oficializar a posição, precisou ouvir representantes do PSC nos Estados e nas bancadas da Câmara e do Senado.
Silas Malafaia
Além dos ex-presidenciáveis, outro nome forte na comunidade religiosa declarou voto no candidato do PSDB no segundo turno. Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, disse que agora é “Aécio desde criancinha” (veja aqui). No primeiro turno, inicialmente, o pastor apoiou a candidatura de Everaldo e, dias depois, anunciou voto em Marina Silva.