Redação Pragmatismo
Eleições 2014 22/Out/2014 às 19:20 COMENTÁRIOS
Eleições 2014

Aécio usa "medo do comunismo" contra Dilma

Publicado em 22 Out, 2014 às 19h20

Campanha de Aécio Neves usa "Godzilla Cubano" contra Dilma. Em vídeo postado no Facebook, tucanos levantam o medo do comunismo para tentar tirar votos de Dilma

godzilla cubano dilma aécio

O PSDB voltou a trazer à tona as boas relações do Brasil com o governo cubano e o fantasma do comunismo para conseguir tirar votos de Dilma Rousseff (PT) nas eleições de domingo.

O partido publicou em sua página no Facebook uma animação de 1min18 intitulada “Os Monstros da Dilma”, na qual figuram personagens criados pelo PSDB em alusão ao que o partido considera serem problemas do governo petista. Ao lado do “Jurássico PAC” e da “Fantasmagórica Corrupção” aparece o “Godzilla Cubano”, uma figura pré-histórica com uma bandana com a bandeira de Cuba.

O medo do comunismo é uma característica presente e comum nos debates do submundo da internet. O programa Mais Médicos, que atraiu milhares de médicos cubanos para o Brasil, e a inauguração do porto de Mariel, em Cuba, financiado pelo BNDES, fizeram surgir inúmeras teorias conspiratórias, como as de que o Brasil desejava financiar o regime castrista em Cuba e a de que os médicos seriam guerrilheiros cubanos que viriam ao Brasil perpetrar um golpe comunista. Para alguns, esses “perigos” suplantaram em importância a melhora (ainda que insuficiente) no sistema publico de saúde e a possibilidade de ampliação de mercado para as empresas brasileiras.

Aos poucos, a conspiração chegou à política real. Em maio, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) manifestou indignação ao ver a bandeira de Cuba no clipe oficial da Copa do Mundo. A bandeira estava lá porque o cantor responsável pela canção tem ascendência cubana.

Na campanha presidencial, Aécio Neves limitou as críticas ao Mais Médicos, iniciativa bastante popular, e disse pretender igualar os salários dos médicos cubanos com os vencimentos dos brasileiros que participam do programa. A suposta tentativa de financiar Cuba, entretanto, esteve em seu discurso. No debate da TV Record, no domingo 19, Aécio citou durante discussão com Dilma “as ditaduras que o governo” dela apoia.

O uso do medo comunista por parte do PSDB é curioso tendo em vista o passado e o futuro tucanos. Um dos feitos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) como presidente da República (1995-2002) foi ajudar a reverter o golpe contra Hugo Chávez, ocorrido em 2002, em nome da estabilidade na América Latina. FHC também mantinha boas relações com Havana – circula pela internet uma famosa foto [veja abaixo] em que ele troca sorrisos com Chávez e Fidel Castro.

fhc chávez fidel

Mais importante foi a declaração do ex-embaixador Rubens Barbosa, auxiliar de Aécio para relações internacionais, a respeito do futuro das relações com Cuba caso o tucano seja eleito. À Folha de S.Paulo, Barbosa afirmou na terça-feira 21 que, com Aécio, o Brasil “vai manter a boa relação com Cuba”, “continuar a apoiar o fim do embargo econômico” e diversificar o comércio bilateral pois “as empresas brasileiras podem se beneficiar da diversificação”.

CartaCapital

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

COMENTÁRIOS