Redação Pragmatismo
Guerra injustificável 20/Nov/2014 às 16:34 COMENTÁRIOS
Guerra injustificável

Vídeo de menino sírio que viralizou na internet é falso

Publicado em 20 Nov, 2014 às 16h34

Divulgado pelas principais agências internacionais, vídeo de 'menino herói' na Síria foi montado. Cineastas noruegueses admitiram a autoria da produção e objetivo era criticar a exposição de crianças nos conflitos. Cenas foram filmadas na ilha de Malta

vídeo síria falso menino herói
Equipe por trás do vídeo do ‘menino herói’ da Síria (divulgação)

Um vídeo publicado no YouTube no último dia 10, mostrando uma criança enfrentando um tiroteio nas ruas da Síria para salvar uma menina, se tornou viral e foi notícia nos principais jornais internacionais e no Brasil. Pragmatismo Político também divulgou as imagens.

As cenas, porém, não eram reais. O vídeo foi filmado por uma equipe norueguesa independente, financiados pelo Instituto de Filmes Norueguês e pelo Conselho de Arte da Noruega.

Com o título “Syrian Hero Boy rescue girl in shootout” (“Menino sírio herói resgata menina em tiroteio”), o vídeo foi um dos mais assistidos no mês de novembro na internet. O curta foi filmado em Malta e alguns dias depois, outros vídeos foram publicados mostrando um “por trás da cena”, onde o diretor passa instruções aos atores.

Objetivo e críticas

Feito com o objetivo de criticar a guerra na Síria e quanto as crianças estão expostas aos perigos que ela traz, a equipe foi duramente criticada. De acordo com o conselheiro especial Fred Abrahams, da ONG internacional para direitos humanos Human Rights Watch, o vídeo “cria dúvidas aos vídeos e fotografias das reais atrocidade que têm emergidos na guerra da Síria”.

“Ao publicar um falso vídeo, Klevberg [o diretor] facilitou para os criminosos da guerra negar imagens reais de abusos”, escreveu Abrahams. “Mais amplamente, sua enganação ajudou a diminuir a confiança do público nos relatos da guerra. Futuros vídeos e artigos das atrocidades poderão ser sumariamente descartados quando a situação deveria ser exatamente o oposto”.

Vídeo:

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

com Diário da Manhã

Recomendações

COMENTÁRIOS