Redação Pragmatismo
Exploração Trabalhador 27/Jan/2015 às 16:56 COMENTÁRIOS
Exploração Trabalhador

Programa leva blogueiras de moda para trabalhar em fábricas de roupa no Camboja

Publicado em 27 Jan, 2015 às 16h56

Programa encontrou uma maneira de denunciar as péssimas condições de trabalho às quais são submetidos trabalhadores que criam as peças de roupas que nós usamos. Confira o que acontece quando blogueiras de moda conhecem a trágica realidade dos cambojanos da indústria têxtil

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Anniken Jorgensen, uma das blogueiras de moda enviadas ao Camboja pelo programa SweatShop: Dead Cheap Fashion. Ela se emociona ao se deparar com a realidade das trabalhadoras da indústria têxtil (reprodução)

O programa norueguês Sweatshop – Dead Cheap Fashion encontrou uma maneira interessante de denunciar as péssimas condições de trabalho às quais são submetidos alguns dos trabalhadores que criam as peças de roupas que nós usamos. Para isso, três blogueiros de moda do país foram convidados a passar um mês trabalhando em uma fábrica têxtil no Camboja, para conhecer a realidade dos trabalhadores locais, vivendo uma vida nas mesmas condições que eles vivem.

“Logo que chegamos, os empregados começaram a nos contar sobre o trabalho que eles faziam na fábrica de roupas. Então uma mulher nos disse que costurava suéteres, da mesma forma, há 14 anos. Que tipo de trabalho é esse? Ninguém deveria ficar tanto tempo fazendo a mesma coisa. Quando penso nisso, começo a chorar. Que tipo de vida é essa?” É assim que a blogueira de moda norueguesa Anniken Jørgensen descreve um dos relatos que ouviu durante o confronto com a realidade que viveu no Camboja.

Anniken é uma das protagonistas do reality show online. Os outros participantes são Frida Ottesen e Ludvig Hambro. Dividido em 5 episódios, o programa é produzido pelo site do maior jornal da Noruega, o Aftenposten, que levou os 3 jovens (fashionistas e ricos) para ver de perto o que acontece na capital Phnom Penh.

Lá, durante um mês, eles sentiram na pele como é a rotina dos empregos das chamadas “sweatshops”, fábricas têxteis que oferecem baixos salários e péssimas condições de trabalho.

Cada cena mostra o choque de realidade entre os dois mundos. No primeiro episódio, os blogueiros mostram seu guarda-roupa e se revelam animados e curiosos com a experiência.

Anniken, que costumava gastar cerca de U$ 600 mensais, a partir do 4º episódio do reality show passou a ter apenas o equivalente a U$ 6 para investir em comida. Situações como essa fizeram com que os blogueiros rapidamente mudassem suas visões de mundo, o que é perceptível já nos primeiros episódios.

Na casa de Sokty, uma trabalhadora cambojana de 25 anos, eles descobrem como vivem as pessoas que costuram as roupas que eles tanto gostam de esbanjar. Sokty ganha 130 dólares por mês e gasta 50 dólares com as despesas domésticas, aluguel, luz e água. Trabalha 7 dias por semana, 12 horas por dia. ‘Aos domingos, são 8 horas de trabalho. Trabalhamos sem descanso’, completa.

Veja abaixo o trailer do reality show e assista os episódios online em inglês e espanhol nos links a seguir: (link 1 / link 2)

com Hypeness e Agência Estado

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